O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está completando 20 anos. Implantado em 30 de outubro de 1996 no Hospital Universitário, na época como um projeto de extensão, hoje ele é o segundo maior Banco de Leite do Paraná em volume de doação.

O Hospital Universitário dispõe de veículo próprio para coletar, quatro vezes por semana, as doações em Maringá e na microrregião. Todo o leite doado é pasteurizado e passa por rigoroso controle de qualidade físico-químico antes de ser encaminhado aos lactantes, como exames de acidez Dornic e de composição nutricional. Orientações práticas sobre amamentação, sobre ordenha manual e sobre a própria doação de leite são fornecidas diária e pessoalmente às mães que agendam horário no banco ou também por telefone.

A equipe profissional do serviço é interdisciplinar e formada por sete pessoas, entre enfermeiro, técnicos de enfermagem, nutricionista e pessoal de apoio.

Padrão Ouro - Em 2014, o Banco de Leite Humano recebeu a certificação Padrão Ouro em Excelência pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), devido ao seu desempenho. Anualmente, os bancos de leite humano são avaliados e certificados de acordo com os critérios de excelência preconizados pela RedeBLH nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
O Banco de Leite do HU recebeu o certificado pelo terceiro ano consecutivo, mas em 2014 foi a primeira vez que ele subiu ao pódio. No ano passado, o hospital manteve o Padrão Ouro.

A enfermeira Beatriz Genovez enumera a renovação dos equipamentos e o aumento do número de coletas e visitas domiciliares – possível graças ao veículo adquirido pelo hospital– como os principais fatores que contribuíram com o bom resultado obtido e a consequente conquista da categoria máxima da certificação.

20 anos – Os 20 anos do Banco de Leite foram comemorados durante o 1º Simpósio Multidisciplinar em Neonatologia: fases do cuidado neonatal, realizado nesta sexta-feira, dentro da programação do 4º Encontro Brasil Canadá: 2º Congresso Internacional de Tratamento da Obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.
Além da palestra a Importância das doadoras nos 20 anos do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá, ministrada pela professora Márcia Maria Benevenuto de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina, o Simpósio também prestou uma série de homenagens.

Serviço - Contatos com a equipe do BLH podem ser feitos pelo telefone 3011-9174