A Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentará, nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6), os concertos do terceiro programa da temporada 2016.

O repertório contará com as seguintes obras: Sinfonia n. 27, de J. Haydn; o Concerto para dois violinos e orquestra de cordas RV 519, de Antonio Vivaldi; a Serenata para orquestra de cordas op. 20, de E. Elgar; e a versão em suite de concerto, da trilha do filme Psicose, de Bernard Herrmann.

Nesta quarta-feira, o concerto será realizado no Teatro da UEM, às 20h30, com entrada franca. Amanhã (6), o concerto ocorrerá na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Sarandi.

Fundada em 2008, a Orquestra de Câmara é um projeto de extensão do Departamento de Música da UEM, criado para fomentar, nos integrantes do grupo, conhecimento e execução de repertório orquestral de todas as etapas históricas da música, como parte fundamental na formação como instrumentista.

Coordenado inicialmente pelo professor Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, professor de Composição e Regência, o projeto também reúne os esforços dos professores Pedro Henrique Ludwig, de violoncelo, Paulo Egídio Lückman, de violino, e do professor José Roberto Imperatore Vianna, de contrabaixo. As vivências destes quatro professores, de formações diversas e ambientes orquestrais distintos, convergem em um trabalho que oferece, aos alunos, diferentes práticas de execução orquestral, servindo como um laboratório de formação para outras habilitações do curso de Música.

E também leva à comunidade de Maringá e região concertos dinâmicos e com repertório que abrange desde o barroco ao contemporâneo, incluindo obras escritas pelos alunos do curso, algumas já premiadas em concursos nacionais e internacionais.

Acadêmicos que já passaram pela Orquestra de Câmara da UEM têm desenvolvido importantes trabalhos na área, tocando em outras orquestras e atuando no ensino de música em instituições como a Universidade Federal de Juiz de Fora, Sesc, Fundação Luzamor, Orquestra Sinfônica da UEL, Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, entre outras.

Outras informações podem ser obtidas no facebook.com/orquestradauem; ou site.