Foi aberta hoje (4) pela manhã a XIV Semana da Criança Cidadã, no auditório no Bloco C-34, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, que segue pelos próximos dois dias, tem como tema “Crianças e Adolescentes: histórias de resistências".

A mesa da abertura contou com a presença da Diretora de Ensino da UEM, Solange Yaegashi, do vice-diretor do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), Ailton Morelli, e da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, que representou o reitor Mauro Baesso, e discursou sobre a importância do evento, dizendo que é desafio da sociedade cuidar da criança, pois é por elas que a sociedade começa. Entre outros integrantes, estava presente ainda, uma criança/adolescente representando o Projeto Brincadeira.

“Há 14 anos realizamos anualmente a Semana da Criança Cidadã porque entendemos que o tema precisa ser colocado em pauta e adultos precisam estar comprometidos com o cuidado às crianças” fala a professora Verônica Regina Müller, coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA). O evento foi organizado por membros do PCA.

O vice-diretor do CAP, Ailton Morelli, diz que existe uma ideia errônea de que a criança é algo para o futuro e não possui a fala agora, e isso é uma briga com a qual os Educadores Sociais batalham.

A programação do evento prossegue até quinta-feira (6) e terá projetos mirins, rodas de conversa, oficinas, debates e conferências. Amanhã (5) haverá uma mesa-redonda inédita composta apenas por crianças e adolescentes com os adultos apenas assistindo, também no dia 5, às 19h30, haverá a mesa-redonda: Regulamentação da Profissão do Educador Social. No dia 6, quinta-feira, as oficinas serão no Bloco O-08, do teatro. A abertura contou com a apresentação cultural do grupo Meu Clown.