Visita à Fazenda Experimental, em Iguatemi

O reitor da UEM, Mauro Baesso, e o vice-reitor, Julio Damasceno, deram início a uma agenda de visitas que vai abranger os diferentes setores e câmpus regionais da Universidade.

Instalações do Nupagri

O objetivo é ouvir as demandas e planejar as ações para os próximos dois anos. A visitação começou pelas unidades ligadas ao Centro de Ciências Agrárias e foi acompanhada pelo diretor e pela diretora-adjunta do Centro, Altair Bertonha e Adriana Aparecida Pinto, respectivamente.
Visita ao Nupagri

No Nupagri, Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura, os professores e pesquisadores apresentaram o Laboratório de Melhoramento Genético do Feijão. Ali são desenvolvidas pesquisas ligadas a duas espécies de fungos que atacam a planta, além da identificação de marcadores moleculares que auxiliam no melhoramento e resistência às doenças. Mais de 30 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado trabalham nas diferentes pesquisas, que envolvem também estudos com milho, mandioca e algodão. O Nupagri ainda se destaca pelo rico banco de sementes de feijão, oriundas de vários estados brasileiros e de outros países.
Instalações do CTI

No Centro de Tecnologia de Irrigação (CTI), Baesso e Damasceno conheceram as pesquisas realizadas pelos professores e alunos de Agronomia, que aplicam na prática aquilo que é aprendido em sala de aula.

Visita ao CTI

O Centro é multidisciplinar e se destaca pelos estudos de irrigação, horticultura, tecnologia de aplicação, plantas daninhas e fitopatologias.
Também visitaram a Estação de Psicultura, no distrito de Floriano, onde está em fase final de construção o Laboratório de Processamento de Pescados. Uma vez instalado o Laboratório, será feito o processo de separação mecânica da carne de tilápias, aumentando o aproveitamento em mais de sessenta por cento.

Estação de Piscicultura, em FlorianoAlém do incremento à pesquisa do potencial da utilização da carcaça, na extração de colágeno e da pele, que tem potencial para a produção de bolsas, sapatos e roupas.
Visita à Estação de Piscicultura, em Floriano

A visita foi encerrada na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI) para conhecer as últimas pesquisas realizadas nos setores agrícolas e zootécnicos.
O reitor e o vice-reitor elogiaram o trabalho e a pesquisa de ponta que vem sendo desenvolvida nos vários setores pelos quais passaram. Sobre a FEI em particular, Baesso fez questão de destacar que o papel principal da Fazenda “não é produção e sim servir de suporte à pesquisa e ao ensino”. Para ele, os servidores e pesquisadores têm trabalhando dentro de padrões de excelência, desempenhando muito bem essa  finalidade.
Instalações da Fazenda Experimental, em IguatemiBaesso e Damasceno ainda se comprometeram no atendimento às demandas apresentadas, dentro de um cronograma de ações que será estabelecido com os setores responsáveis. Dentre as demandas, destacam-se a finalização de algumas obras e de medidas que visem dar mais segurança aos espaço.