A Editora UEM/PGH/História lançou o livro "As Revoluções na América Latina Contemporânea", organizado pelos professores Luiz Felipe Viel Moreira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Marcela Cristina Quinteros, da Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina.

O livro trata das experiências geradas pelo desenlace de impasses e disputas gestadas em décadas de contradições nas sociedades latino-americanas, a partir do estudo de casos na Colômbia, Paraguai, Argentina, Venezuela, Nicarágua e Bolívia.
A obra leva em consideração que os conflitos nestas sociedades nem sempre terminaram em crises revolucionárias, como interpreta a historiografia. Porém, reformas e modificações economico-sociais, de diferentes intensidades e marcadas pelo signo da violência política, foram um denominador comum a quase todas as histórias nacionais retratadas.
"Estamos frente a estudos diversos, de movimentos transformadores e mesmo transgressores, que se deram não apenas em períodos históricos relativamente curtos", diz os organizadores do livro. Segundo eles, são "algumas experiências com potencial de mudança das estruturas sociais de alcances limitados, mas que não deixam de ser revolucionárias, pois a violência amparou minimamente alterações no status quo. Talvez não possamos conceituá-las como as clássicas, revoluções com "R" maiúsculo, mas identificá-las como revoluções de baixa intensidade".
O livro é dividido em seis capítulos: Colômbia de un Siglo a Otro: modernidad elusiva, revolución, contrarrevolución y procesos políticos inconclusos (1853-1953);  A Violência Política na História do Paraguai (1904-1954); Movimiento Peronista y Revolución; Venezuela, Turbulências de uma Economia Petroleira; Pela Pátria e Pela Liberdade: a Nicarágua e o Sandinismo no Século XX; e A Revolução Boliviana.
Além de Luiz Felipe Viel Moreira, professor do Departamento de História (DHI), da UEM, e Marcela Cristina, que é doutoranda em História na Universidade de São Paulo (USP), os demais autores são Damián Antúnez, professor de La Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), na Espanha; Everaldo de Oliveira Andrade, professor da USP; Gilberto Maringoni de Oliveira, professor da Universidade Federal do ABC, e Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais.
Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato pelo e-mail "lfvmoreira@uem.br".