Discussões sobre as experiências reunidas na qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde marcaram, nesta sexta-feira (30), o “3º Encontro de Experiências Exitosas da Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal”, ocorrido no Bristol Metrópole Hotel, em Maringá.

O evento ocorreu no Hotel BristolDurante o evento, ocorreram as apresentações orais sobre experiências de sucesso envolvendo os participantes do curso "Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal". O curso foi iniciado em 2011, a partir de um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
professora Mitsue Fujimaki, coordenadora do curso

Na primeira fase, três professores da UEM ministraram um curso semipresencial para os 22 coordenadores regionais de Saúde Bucal do Paraná. Na segunda etapa, os coordenadores regionais qualificados reproduziram o curso para os coordenadores municipais em suas regionais de saúde. Na terceira fase, foram qualificadas as equipes de saúde bucal compostas pelo cirurgião-dentista, o técnico em saúde bucal e o auxiliar em saúde bucal.
professor Carlos Herrero de Moraes, chefe do Departamento de Odontologia da UEMAlém da apresentação e discussão sobre as experiências exitosas, o Encontro desta sexta-feira teve o objetivo de fortalecer a integração ensino-serviço, ou seja, melhorar a interação da universidade com as necessidades vivenciadas nos serviços de saúde, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Fábio Furlan, coordenador de saúde bucal da 15ª Regional de SaúdeDurante o evento, o coordenador estadual de Saúde Bucal, Guilherme Graziani); o assessor técnico do Ministério da Saúde, Moacir Paludetto Junior; e coordenadora do curso Qualificação da Gestao em Saúde Bucal, professora Mitsue Fujimaki ministraram palestras aos participantes.
Guilherme Graziani, coordenador estadual de saúde bucalForam selecionados 10 relatos de experiência em todo o Estado do Paraná, provenientes de 8 regionais de saúde, mostrando as mudanças ocorridas na gestão e impactos produzidos para a população. Três experiências mais impactantes foram selecionadas para receber o Prêmio Inovação na Gestão em Saúde Bucal.
Moacir Paludetto Junior, assessor técnico do Ministério da SaúdePresente na cerimônia de abertura, o reitor da UEM, Mauro Baesso, falou sobre a importância da área, enaltecendo o fato de que a UEM possui um Departamento de Odontologia conhecido pelo trabalho de qualidade, marcado inclusive pelo comprometimento de seus integrantes.
Roberto Cuman, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEM

A coordenadora do curso, Mitsue Fujimaki, disse que "o prêmio veio porque consideramos muito importante valorizar os profissionais. O ponto principal é o empoderamento dos profissionais para que eles percebam a importância dos seus trabalhos”.
Mauro Baesso, reitor da UEMPara o assessor técnico do Ministério da Saúde, Moacir Paludetto Junior, o prêmio veio congratular todas as experiências exitosas do Paraná. Segundo Moacir Pauludetto Junior, as experiências relatadas no evento mudaram o profissional capacitado, tornando-o mais qualificado, o que vai beneficiar a população.