O reitor Mauro Baesso discursa na abertura do eventoProsseguem, até amanhã (30), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a XV Jornada de Estudos Antigos e Medievais e o XI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, sob o tema "Leituras e Imagens na Antiguidade e Medievo: estudos sobre educação".

Iniciado, ontem à noite, o evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da UEM, conta, na programação, com várias atividades, como conferências, palestras, sessões de comunicação e minicursos.
Professora Terezinha Oliveira, coordenadora do evento

O reitor Mauro Baesso prestigiou a abertura oficial, ocorrida nesta quinta-feira (29), ao lado da pró-reitora de Ensino, Ana Obara, além de outras autoridades.
As atividades ocorrem no auditório do bloco I-12, câmpus universitário. O evento tem o objetivo geral de propiciar aos alunos de graduação em pedagogia, história, filosofia, letras e áreas afins, aos professores do ensino básico, e aos alunos da pós-graduação, especialmente do mestrado e doutorado em Educação, o acesso às pesquisas acerca da Antiguidade e da Medievalidade. Com isso, pretende-se promover o acesso às fontes relativas a esses períodos, bem como os debates sobre os fatos, conceitos e ideias dessas duas épocas históricas sobre a contemporaneidade ocidental.
Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), da UEM, Angelo Priori

O evento é uma atividade regular, anual, promovida pelo grupo de pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio do Grupo Cultura Medieval, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais, da UEM.
Trata-se de uma atividade científica vinculada à Associação Brasileira de Estudos Medievais (Abrem). Os Grupos e a Associação Brasileira de Estudos Medievais congregam estudiosos em diversos níveis de formação e campos do conhecimento, como Educação, História, Filosofia, Letras, Teologia, Direito, Artes Plásticas, Música, Literatura, Linguística, Estudos das Imagens e Ciências Naturais.
Marta Croce (DFE), Jani Moreira (DTP), Ana Obara (pró-reitora de Ensino), Angelo Priori, Mauro Baesso, Terezinha Oliveira e Renata Venturini (DHI)

A Jornada e o Ciclo são realizados em parceria com a Fundação Araucária e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do site.