A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Gradução da UEM, Célia Regina Tavares Grahen, à esquerda da foto, representou o reitor Mauro Baesso na recpeção oficial aos alunos do Dinter

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez, ontem (27), a recepção oficial aos doze alunos de doutorado do primeiro Dinter (Doutorado Interinstituições) firmado entre o PLE e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

A turma de doutorado criada por meio deste Dinter visa capacitar professores concursados da Uneal. Para ingressar no curso, os alunos passaram por um rigoroso processo seletivo, idêntico ao das turmas regulares do PLE.

O Dinter é um projeto que precisa ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) antes de ser colocado em prática. Nenhum programa de pós-graduação com nota inferior a 5 pode propô-lo. Vale lembrar que a pontuação da Capes vai de 1 a 7, de modo que uma nota 5 é alta: insere o programa entre os 20% melhores do País.

Os professores da Uneal têm o objetivo de, após concluírem o doutorado, abrirem o primeiro curso de mestrado strictu sensu em Letras do interior de Alagoas. Atualmente, a pós-graduação em nível de mestrado é oferecida apenas na capital, Maceió. Trata-se de uma demanda importante, o que justifica plenamente, aos olhos da Capes, a aprovação do projeto.

O Dinter é importante para a UEM, pois ajuda a sedimentar a excelência do PLE e cria laços acadêmicos com outra instituição pública. A recepção, ontem, realizada no auditório do PLE, Bloco G-34, contou com a presença do reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, e de autoridades da UEM.