Bloqueios anestésicos são o tema de um livro escrito pelas professoras Elizabete Kobayashi, do Departamento de Medicina (DMD), e Tânia Regina dos Santos Soares, do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM), da Universidade Estadual de Maringá, juntamente com estudantes do curso de medicina da UEM, Gabriel Lima Villas-Bôas (organizador), Heloísa Baruffi, Henrique Borim e Nicolai Gomes.

O livro "Manual de Bloqueios Anestésicos de Extremidades - revisão dos bloqueios mais utilizados na prática médica" foi lançado no último dia 16 de setembro, durante a XX Semana da Medicina da UEM, e também será lançado no evento  "Abordagem inicial ao paciente em estado de coma ", da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva, que ocorrerá, amanhã (27), no auditório do Hospital Universitário, às 19h30.
Impressa pela Midiograf, a obra descreve, com as minúcias necessárias e clareza, a experiência de um grupo profissional qualificado, embora heterogêneo, no qual se identificam professores muito experientes nos seus respectivos campos de atuação e estudantes de graduação em medicina. Aos primeiros coube indicar o caminho e, aos segundos, tornar o texto palatável justamente aos menos experientes.
Os dois capítulos iniciais são muito adequados na descrição dos aspectos gerais referentes aos bloqueios anestésicos e aos anestésicos locais, com detalhes bem descritos sobre as indicações, contraindicações e vantagens dos primeiros e sobre o mecanismo de ação dos segundos, incluindo uma breve descrição da anatomia dos nervos periféricos e sua implicação no modo de instalação do bloqueio.
Os capítulos seguintes tratam dos vários tipos de bloqueio realizados pelo grupo, especificando as indicações, a anatomia, contra-indicações, técnica, complicações e causas de insucesso. No tópico sobre a técnica, há detalhes também sobre o material utilizado e a dose de anestésico a ser empregada.
Segundo os autores, trata-se de um texto voltado a principiantes, mas que conta com detalhes que propiciam adequado aprendizado até mesmo para profissionais mais experientes. O valor é R$ 50,00 ou R$ 60,00 para envio pelos Correios, via PAC. Quem quiser adquirir a obra, pode entrar em contato pelos e-mails "trdssoares@uem.br" e "gabriel23uem@gmail.com".