Com várias atividades, nesta segunda-feira (19), no bloco I-12 e no auditório do PDE, câmpus universitário, foi aberto, ontem (18), no anfiteatro do Colégio Marista, o XI Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo).

O evento prossegue até quarta-feira (21), reunindo cerca de 600 pessoas inscritas, com uma programação envolvendo conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e minicursos.
Angelo Priori, diretor do CCH da UEM

Na solenidade de abertura, a coordenação do evento prestou homenagem ao professor aposentado Issa Chaiben Jabur, do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e ao professor falecido João José Bigarela, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Andrea recebe das mãos de Nelson Gasparetto a homenagem ao pai, Issa Jabur

São homenagens tradicionalmente prestadas durante o Sinageo, para um professor em vida e outro in memorian, em reconhecimento ao trabalho de relevância que realizaram no quadro da geomorfologia brasileira.
A cerimônia reuniu, entre outras autoridades, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da UEM, Angelo Priori (representando o reitor Mauro Baesso); o presidente da União de Geomorfologia Brasileira (UGB), André Salgado; a chefe do Departamento de Geografia (DGE) da UEM, Maria Eugênia Ferreira; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE), da UEM, Hélio Silveira; e o coordenador do XI Sinageo, Edson Fortes.
Humberto Canever recebe das mãos de Edson Fortes a homenagem ao avô, João José Bigarela

O Simpósio tem como tema central “Geomorfologia: Compartimentação de paisagens, processos e dinâmica”. É um evento bienal que congrega professores, pesquisadores e alunos dos cursos de Geografia, Geologia, Arqueologia, Ecologia, Engenharias Civil e Ambiental e áreas afins.
André Salgado, presidente da União de Geomorfologia Brasileira

Os principais objetivos desta edição do Simpósio serão reunir e promover intercâmbios e debates entre pesquisadores ligados à Geomorfologia brasileira e internacional, bem como promover a divulgação de resultados de pesquisas recentes desenvolvidas por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE), Departamento de Geografia (DGE), e pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e ainda pela União de Geomorfologia Brasileira (UGB). Os patrocinadores do evento são: a Caixa Econômica Federal, a CAPES, o CNPq e Fundação Araucária. Outras informações no site.