Organizado pelos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, foi realizado, na última quarta-feira, naquela cidade, o 3º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí na modalidade de atletismo, com a participação de cerca de 300 atletas de 25 escolas de Educação Especial da região norte central paranaense.

As competições aconteceram no Estádio Manoel Fernandes Silva/Complexo UEM. “A credibilidade do evento e a grande dimensão que ele atingiu é graças ao bom trabalho desenvolvido pelos alunos”, destacou o diretor do Câmpus, Ricardo Alexandre Carminato, lembrando que em torno de 80 alunos do curso estiveram envolvidos na atividade.

O Festival teve o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com necessidades especiais regularmente matriculadas na Rede Regular de Ensino (Educação Básica) e nas Escolas de Educação Especial (APAE’s) da região norte central do Paraná, por meio da vivência prática para-desportiva de atletismo, atribuindo visibilidade as potencialidades desta população.

O evento teve disputa de arremesso de peso, caminhada adaptada, lançamento de dardo, lançamento de pelota, salto em distância e o revezamento 4x100 em todas as classes, nas categorias A, B e C, a partir dos 10 anos de idade.

Os professores Ricardo Carminato, Andréia Basei e Eduard Bendrath agradeceram os parceiros e colaboradores do 3º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, um dos maiores eventos do segmento no Estado.

(fotos: jornal "Vale do Ivaí On Line")