A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) está lançando um livro que aborda a relação entre a educação escolar e a constituição da consciência, que tem como autora a professora Záira Fátima de Rezende Gonzales Leal, do Departamento de Psicologia da UEM.
Adolescência, educação escolar e constituição da consciência: um estudo sob a perspectiva da psicologia histórico-cultural é o título do livro, em cuja sinopse a autora explica que se trata de uma obra resultante de pesquisa realizada com adolescentes acerca da relação entre educação escolar e a constituição da consciência, bucando "oferecer ao leitor novas possibilidades de compreensão da adolescência, procurando contribuir para a reflexão e intervenção na área da Educação e Psicologia".
De acordo com Záira, as questões abordadas na publicação são atuais e bastante significativas para a compreensão da adolescência como período do desenvolvimento em que o principal é a formação do pensamento abstrato e da consciência e, nesse sentido, aborda a importância da educação escolar nesse processo.
"Espera-se que o leitor possa, a partir das questões aqui tratadas, compreender a adolescência como muito mais do que um período de rebeldia, crises e negatividade, percebendo o adolescente como um indivíduo com potencialidades, com capacidade de pensar a realidade de forma mais ampla, em decorrência do salto qualitativo que ocorre no desenvolvimento das funções psicológicas superiores", relata a autora.
Preço de capa R$50,00.
Para aquisição diretamente na Livraria Eduem, o livro estará com 50% de desconto.
A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15.
O site é www.eduem.uem.br e fanpage www.facebook.com/livrariaeduem. Telefone para contato: (44) 3011-4394.