O Fórum Lixo e Cidadania promoverá, junto com a Associação de Reciclagem Popular e Solidária (Arpsol), no dia 21 de setembro, às 19 horas, no anfiteatro do Colégio Marista de Maringá, um evento para reunir os candidatos a prefeito de Maringá e fazer a leitura e a entrega a eles de uma carta compromisso quanto à política municipal de gestão de resíduos. Para criar o Fórum Lixo e Cidadania, que reúne também representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Procuradoria do Trabalho de Maringá adotou, em 2010, uma série de medidas importantes, como a de fazer o levantamento sobre a situação do trabalho dos catadores de materiais recicláveis da região e mediar as reuniões realizadas em conjunto com as cooperativas e a prefeitura municipal.
A instalação deste Fórum foi, portanto, uma iniciativa da Procuradoria do Trabalho do Município, com o apoio e participação de diversas organizações e entidades da sociedade civil local. Os encontros são realizados todos os meses, para discutir a realidade dos empreendimentos de catadores e a gestão dos resíduos sólidos dos municípios, nos moldes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania. O Fórum Estadual vem funcionando em Curitiba, há mais de 15 anos, com excelentes resultados em benefício da sociedade como um todo e das condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
O Fórum Lixo e Cidadania é um local aberto de debates, negociação e formulação de propostas de ação sobre as questões sociais e ambientais relacionadas à temática dos resíduos. Completa, em outubro, 6 anos de existência ininterrupta. O Fórum pretende expandir a sua atuação em duas direções: trazer os municípios da região para exporem, em reuniões do Fórum, sua política de gestão de resíduos e permitir um maior acesso da população a essas exposições e às discussões travadas na entidade.
O Fórum Lixo e Cidadania tem uma coordenação colegiada composta pela Procuradoria do Trabalho, com o procurador Fábio Alcure atuando como coordenador. A Arpsol ocupa a secretaria executiva e a Coopercentral e a Unitrabalho, da UEM, são as entidades apoiadoras.
Reunindo os catadores de materiais recicláveis, a Arpsol atua em defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos aos direitos humanos e dos povos, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural. Também apoia as ações do Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná para o fortalecimento dos Fóruns Municipais e Regionais, do Fórum Nacional Lixo e Cidadania e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, sem prejuízo das demais entidades congêneres. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3222-8995.