Num dos mais recentes lançamentos, a Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) publicou um livro reunindo textos que dão sonoridade a vozes que, por muito tempo, ficaram caladas ao representarem as ‘minorias culturais’. Trata-se de Culturas e fronteiras no espaço escolar, publicação organizada por Tereza Kazuko Teruya, professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), da UEM, e Maristela Rosso Walker, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Conforme as próprias autoras, a obra traz resultados de estudos, pesquisas e reflexões que rompem as fronteiras étnicas, raciais e de gênero no espaço escolar. "São fronteiras que na contemporaneidade necessitam ultrapassar as binaridades e polaridades que a ciência e a sociedade modernas marcaram, profundamente, durante séculos e que os Estudos Culturais tentam transpor".         Os textos apresentados na coletânea permitem entrever algumas das dimensões que caracterizam os Estudos Culturais. "Os Estudos Culturais não se constituíram como mais uma ‘logia’, mas aponta para ‘estudos’, no plural, compreendendo, de certa forma, para seu caráter processual e não-definitivo", relatam.  
"Por  isso, o/a leitor/a irá se deparar com textos que parecem não ter sequência lógica, conexão entre categorias, sem restrições temáticas. Tudo isso, porém, é deliberado e fruto de nossa opção teórica", descrevem as autoras.
Tereza Kazuko Teruya e Maristela Rosso Walker esperam que o livro proporcione reflexões que auxiliem na reflexão de temáticas caras à educação, à formação de professores/as e àqueles/as que se dedicam a pensar de forma diferente.
Para aquisição diretamente na Livraria Eduem, a obra estará com 50% de desconto, ao preço de R$ 55,00. A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e fanpage "www.facebook.com/livrariaeduem". Telefone para contato: (44) 3011-4394.