A Universidade Estadual de Maringá é uma das instituições participantes da Enatus Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada a incentivar jovens universitários a desenvolverem ações empreendedoras de cunho social. Presente em 79 universidades em 15 estados do país e Distrito Federal, a Enactus Brasil disponibiliza uma plataforma que dá visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos acadêmicos que integram a entidade.

Na UEM são 27 acadêmicos de diferentes cursos envolvidos com o Enatus, que hoje desenvolvem três projetos diferentes. Um deles trabalha com as internas em recuperação da dependência química na Casa de Nazaré, ensinando-as a fazer pão. É o Projeto Hortências que destina  o lucro obtido com a venda dos pães na promoção de cursos de interesse das internas. A qualificação tem um objetivo claro: contribuir para uma boa colocação no mercado de trabalho quando as meninas saírem da casa

Outro projeto é o Raízes e Asas: que consiste em aulas de português para estrangeiros, junto com ações que estimulem a divulgação e valorização da cultura do país de origem dos atendidos. O projeto tem como parceiros a Aras Cáritas e a Unicesumar.

O terceiro é o Despertar, cuja proposta é desenvolver o protagonismo e autoconhecimento em alunos de escolas públicas que são estimulados a conhecer os próprios talentos e a partir daí transformar idéias em ações capazes de minimizar as dificuldades que a escola apresenta.

O Despertar foi apresentado no Campeonato Nacional, realizado no mês de julho, em Fortaleza, em paralelo com o 1º Simpósio de Empreendedorismo Social  Enactus Brasil, sob promoção da Enactus Brasil. O time UEM ficou em sexto lugar na Liga 3 do Campeonato. Veja o resultado aqui.O projeto da UEM foi apresentado pelas acadêmicas Maria Gabriella Manchini, Caroline Papaléo e Tuane Krupek (foto acima).