Os professores e técnicos ligados ao Câmpus Regional de Umuarama (CAU) festejaram, no último sábado (20), na Sociedade Rural de Umuarama, os 14 anos de criação do Câmpus. Foi uma cerimônia simples e amistosa e que reuniu também o reitor e o vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), respectivamente, Mauro Baesso e Julio Damasceno.

Falando sobre a presença da UEM na região, o diretor do Centro de Ciências Agrárias do Câmpus, Jéferson Botelho Soares, disse que a Universidade é um marco divisor na história de Umuarama e tem alavancado o desenvolvimento regional por meio da oferta de cursos gratuitos e de qualidade, bem como na oferta de serviços para a comunidade local. “95% dos nossos formandos saem empregados”, garantiu ele, atestando a qualidade dos cursos. “Os 5% restantes não vão para o mercado porque optam por continuar os estudos na pós-graduação”, completou.

Além de destacar o atendimento aos jovens da região que podem contar com cursos gratuitos, a diretora do Centro de Tecnologia do CAU, Juliana Scanavacca, também falou sobre os inúmeros projetos de extensão que a UEM desenvolve, com a oferta de serviços gratuitos ou de baixo custo aos diferentes segmentos da população.

O reitor Mauro Baesso lembrou que com oito cursos de graduação e com dois cursos de mestrado, um em Saúde Animal e outro em Ciências Agrárias, o Câmpus Regional de Umuarama é o segundo maior, ficando atrás apenas do câmpus de Maringá. O reitor ainda aproveitou a data para anunciar que está em vias de aprovação mais um curso de mestrado que irá contemplar as engenharias. Segundo ele, o curso está em trâmite interno para em seguida ser submetido à Capes. Falando sobre desafios, Baesso disso que há um esforço a ser feito no sentido de consolidar a infraestrutura do câmpus com a construção de novas salas de aula. A contratação de professores efetivos é outro desafio, segundo o reitor.

O CAU foi criado graças à reivindicação da comunidade daquela região e com a finalidade de ampliar a área de atuação da UEM e de seus câmpus regionais. A ideia era fortalecer a integração com a comunidade regional, mediante o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, além da prestação de serviços.

Entre as pessoas que se empenharam na luta pela criação desse câmpus regional estão líderes como o ex-prefeito e hoje deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT), o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), e a reitora da UEM na gestão 1998-2002, Neusa Altoé. Os três participaram das comemorações.

Serraglio falou da atuação da UEM, lembrando que ela se destaca entre as universidades estaduais do país. Se dispôs a continuar trabalhando em benefício da Universidade e defendeu o investimento de recursos federais nas instituições públicas de ensino superior do Paraná, sem federalização. E justificou; “O Paraná conta apenas com uma universidade federal, sustentando sustenta, no sistema estatual, 80 mil estudantes”.

O evento ainda contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha e o diretor do Centro de Tecnologia, Leandro Vanalli. A diretora da Biblioteca Central, Marisa Nogami, a bibliotecária Glaucia Volponi de Souza e o assessor de Comunicação Social, Elias Gomes de Paula também marcaram presença nas comemorações.

Criação em 2002 - O Câmpus Regional de Umuarama foi criado em 2002, com a oferta dos cursos de Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Alimentos, Agronomia e Medicina Veterinária. Em 2010, o CAU passou a oferecer também os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Os oito cursos têm, atualmente, cerca de 800 estudantes matriculados.

Infraestrutura -  O câmpus conta hoje com uma infra-estrutura que inclui, entre outras benfeitorias, salas de aulas, blocos administrativos, laboratórios, biblioteca, refeitório para estudantes, e hospital veterinário para pequenos e grandes animais. As atividades, com gestões administrativas independentes, são desenvolvidas, na cidade e na fazenda. O CAU conta, ainda, com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IESS), que atua no desenvolvimento de pesquisas direcionadas à melhoria na área social e na prestação de assistência técnica, por meio da extensão universitária. Ela capacita os produtores rurais de acordo com suas necessidades, com o objetivo de aumentar a produção, melhoria da qualidade dos alimentos e a inserção no mercado. Ainda está instalado no câmpus o polo de ensino a distância da UAB (Universidade Aberta do Brasil)/NEAD(Núcleo de Educação a Distância)/UEM, oferecendo os cursos de Pedagogia e Física.