Em uma solenidade que será realizada neste sábado (20), às 11h30, na Sociedade Rural de Umuarama, serão comemorados os 14 anos de criação do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O CAU foi criado e implantado graças à reivindicação da comunidade daquela região e com a finalidade de ampliar a área de atuação da UEM e de seus câmpus regionais. A ideia era fortalecer a integração com a comunidade regional, mediante o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e cultura, além da prestação de serviços.
Entre as pessoas que se empenharam na luta pela criação desse câmpus regional estão líderes como o ex-prefeito e hoje deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT), o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), e a ex-reitora da UEM, Neusa Altoé.
Por meio de um ofício encaminhado à Reitoria da Universidade, no dia 12 de março de 2001, o então prefeito, Fernando Scanavaca, manifestou o interesse de firmar convênio com a UEM, visando a parceria para implantação, em Umuarama, de cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa, ensino, extensão e outras atividades.
O Termo de Cooperação foi aprovado pelo Conselho de Administração (CAD), da UEM, em maio de 2001. Por outro lado, Scanavaca fez aprovar uma Lei municipal, no mesmo ano, para viabilizar a parceria.
No ano seguinte, a UEM implantou os cursos de Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Alimentos, Agronomia e Medicina Veterinária. Em 2010, o CAU passou a oferecer também os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Os oito cursos têm, atualmente, cerca de 800 estudantes matriculados.

Infraestrutura

O câmpus conta hoje com uma infra-estrutura que inclui, entre outras benfeitorias, salas de aulas, blocos administrativos, laboratórios, biblioteca, refeitório para estudantes, e hospital veterinário para pequenos e grandes animais. As atividades, com gestões administrativas independentes, são desenvolvidas, na cidade e na fazenda. O servidor Jefferson Botelho Soares é diretor do Câmpus Ciências Agrárias e a Professora Juliana Scanavacca é a diretora do Câmpus CTC.
O CAU conta, ainda, com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IESS), que atua no desenvolvimento de pesquisas direcionadas à melhoria na área social e na prestação de assistência técnica, por meio da extensão universitária. Ela capacita os produtores rurais de acordo com suas necessidades, com o objetivo de aumentar a produção, melhoria da qualidade dos alimentos e a inserção no mercado. Além disso, o CAU conta com o polo de ensino a distância da UAB(Universidade Aberta do Brasil)/NEAD(Núcleo de Educação a Distância)/UEM, oferecendo os cursos de pedagogia e física.
Para Juliana Scanavacca, a UEM em Umuarama tem cumprido sua missão de instituição de ensino superior pública e gratuita, numa das regiões metropolitanas mais jovens e promissoras do Brasil. Para obter mais informações sobre o câmpus regional, acesse o link.