O professor Carlos Alberto Velásquez-Martínez, da Universidade de Alberta, no Canadá, está na Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolvendo diversas atividades, entre elas ministrar aulas para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Saúde (PCS).

Martínez, que permanece até amanhã (19), também deve formalizar um convênio de cooperação ampla entre a instituição canadense e a UEM. Segundo o professor Roberto Cuman, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e executor do convênio, da UEM, o convênio, que vem sendo preparado há cerca de dois anos, prevê a realização de projetos em comum e o intercâmbio de professores e estudantes, da graduação à pós-graduação.
Professor associado na Universidade de Alberta, Martínez tem pós-doutorado em Química Medicinal e PhD em Ciências Farmacêuticas. Ele pesquisa o design, a síntese e a avaliação biológica de moléculas que poderiam estimular ou inibir diferentes funções fisiopatológicas, incluindo inibir a carcinogênese, um processo lento no qual as células normais se transformam e dão origem ao tumor.
A Universidade de Alberta é uma instituição localizada em Edmonton, Canadá, província de Alberta. É a maior do Canadá, com cerca de 35 mil estudantes matriculados, muitos oriundos de outros países.
Com frequência, a instituição canadense está classificada entre as 100 melhores universidades do mundo, oferecendo mais de 250 cursos de graduação e 150 de pós-graduação.