Cerca de 60 produtores rurais ligados a cinco assentamentos de municípios da região noroeste se reuniram, na última sexta-feira (12), na Universidade Estadual de Maringá, para apresentar os alimentos que aprenderam a preparar nos cursos oferecidos pela UEM, além de trocarem experiências sobre esta produção e apresentarem demandas de novos cursos.

O 1º Encontro dos Assentados do Noroeste do Paraná, prestigiado pelo vice-reitor Julio Damasceno, marcou o encerramento das atividades do Projeto Aral (Alimentação e Artesanato: resgate e valorização dos saberes e fazeres do meio rural), ligado à Unitrabalho. As atividades foram desenvolvidas no auditório do Dacese.

Além de mesas-redondas e rodas de conversa ocorridas no auditório, dois cafés realizados no local deram a oportunidade para que os produtores apresentassem o que vêm produzindo em seus assentamentos, como pães e biscoitos, compotas e conservas, além de alimentos derivados do leite.

A maioria desses produtos é comercializada pelos assentados em feiras realizadas em seus municípios, o que lhes proporcionam condições de trabalho e aumento da renda. Alguns produtos são vendidos inclusive para programas de merenda escolar.

A Unitrabalho é uma entidade que congrega dezenas de instituições de ensino superior públicas e comunitárias e desenvolve, no âmbito de cada instituição, projetos de ensino, pesquisa e extensão visando apoiar os trabalhadores na melhoria das condições de vida.

O Projeto Aral tem como público alvo pequenos produtores de três assentamentos rurais localizados nos municípios de Santo Inácio e Itaguagé, na região Noroeste do Paraná. Com financiamento da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ele iniciou há um ano com o objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade aos conhecimentos tradicionais ligados à alimentação e ao artesanato produzidos nos assentados.  Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3011- 3785 ou 3011-3893.