As obras de mobilidade no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão ganhando os últimos contornos para a implantação do novo sistema viário.

Na próxima semana, terá início a relocação dos postes e a demolição da guarita da vigilância patrimonial para a construção da nova via que ligará o estacionamento da avenida Colombo com as vias de circulação do câmpus, e, além disso, terá início a construção do estacionamento entre o bloco D-67 e E-46. Essas obras fazem parte da contrapartida da Prefeitura de Maringá pelo terreno que a UEM cedeu para a construção do Contorno Oeste (duplicação da rua Lauro Werneck e prolongamento das ruas Itamar Orlando Soares e Cristal).
O investimento total está orçado em cerca de R$ 3,1 milhões e a execução dos serviços, pelo município, envolvendo, ainda, outras melhorias, deve terminar até o final deste ano.
Com a demolição da guarita, instalada perto da Reitoria, a central de vigilância será realocada para o portão da rua 10 de Maio. Além disso, as obras de mobilidade irão contemplar a construção de três novas guaritas ao redor do câmpus, uma no portão de acesso pela avenida Colombo, ao lado da TV UEM; outro, entre as ruas Lauro Werneck e Itamar Orlando Soares; e o terceiro ao lado da estrutura da Casa do Estudante.
Assim que o novo portão pela avenida Colombo estiver pronto, o acesso de entrada e saída próximo à Reitoria será fechado. Uma via interna, com mão dupla, ligará o novo portão ao interior do câmpus, passando ao lado da Reitoria, e liberando novas vagas de estacionamento.
Segundo a diretora de Serviços e Manutenção, Ezeni Claro da Silva, tão logo as obras de asfalto sejam concluídas a DSM vai fazer a pintura para demarcar as vagas de estacionamento, incluindo as de exclusividade dos deficientes físicos e idosos.
As árvores retiradas para a execução das novas vias foram transplantadas ao lado do campo de futebol, nas proximidades do complexo esportivo da UEM. Isso demonstra a preocupação com a preservação ambiental.
Segundo o agrônomo do Parque Ecológico da Universidade, Valentin Ricardo Jordão, a ideia é que haja o mínimo de impacto ambiental possível.
Também haverá uma rota alternativa de acesso ao câmpus para os veículos que trafegarem pela rua Itamar Orlando Soares. Esta será, ainda, a principal entrada para o fluxo de veículos de médio e grande portes, que terão estacionamento exclusivos, perto do complexo esportivo.
De acordo com o diretor de Obras e Projetos da PCU, Carlos Antonio Pizo, o conjunto de obras em andamento visa também reduzir a passagem de pessoas acostumadas a utilizar o câmpus apenas para encurtar distâncias. Elas serão estimuladas a enxergar a vantagem de trafegar pelo contorno oeste.
A conclusão das obras de mobilidade darão suporte ao novo anel viário da UEM, que terá sentido único na rotação anti-horário. Segundo o prefeito do Câmpus, Carlos Augusto Tamanini, o objetivo dessas obras visa melhorar o trânsito e aumentar as condições de segurança das pessoas.
O prefeito relata que o câmpus-sede serve de rota de ligação com a região norte da cidade. Para Tamanini, as mudanças buscam fazer com que os condutores de veículos passem a utilizar o contorno oeste. "Vão utilizar o câmpus quem precisar, ou seja,  alunos, professores, agentes universitários e quem necessitar desenvolver alguma atividade na UEM", diz.
Veja, no link, como ficarão as obras e assista também ao video produzido pela TV UEM.