A Orquestra de Câmara, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentará, na próxima semana, o segundo concerto da Temporada 2016, com duas exibições para o público da cidade, ambas com entrada gratuita.

A primeira apresentação ocorrerá na quarta-feira (17), às 20h30, na Igreja Assembleia de Deus (rua Fernão Dias, nº 212, ao lado do Atacadão).
A segunda exibição ocorrerá na quinta-feira (18), também às 20h30, no Teatro Universitário de Maringá (TUM), câmpus da UEM. Desta vez, o repertório contará com obras de Arcangelo Corelli, Carl Nielsen, Edmundo Villani-Cortes e Renato Segati.
Fundada em 2008, a Orquestra de Câmara é um projeto de extensão do Departamento de Música da UEM, criado para fomentar, nos integrantes do grupo, conhecimento e execução de repertório orquestral de todas as etapas históricas da música, como parte fundamental na formação como instrumentista.
Coordenado inicialmente pelo professor Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, docente de Composição e Regência, o projeto também congrega os esforços dos professores Pedro Henrique Ludwig, de violoncelo, Paulo Egídio Lückman, de violino, e do professor José Roberto Imperatore Vianna, de contrabaixo.
As vivências destes quatro professores, de formações diversas e ambientes orquestrais distintos, convergem em um trabalho que oferece, aos alunos, diferentes práticas de execução orquestral, servindo como um laboratório de formação para outras habilitações do curso de Música.
Além disso, leva à comunidade de Maringá e região concertos dinâmicos e com repertório que abrange desde o barroco ao contemporâneo, incluindo obras escritas pelos alunos do curso, algumas já premiadas em concursos nacionais e internacionais.
Acadêmicos que já passaram pela Orquestra de Câmara da UEM têm desenvolvido importantes trabalhos na área, tocando em outras orquestras e atuando no ensino de música em instituições como a Universidade Federal de Juiz de Fora, Sesc, Fundação Luzamor, Orquestra Sinfônica da UEL, Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, entre outras.
Outras informações podem ser obtidas no facebook.com/orquestradauem; ou site.