Representantes de cinco assentamentos rurais de municípios do noroeste paranaense participam, nesta sexta-feira (12), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do 1º Encontro dos Assentados do Noroeste do Paraná. O evento, que marca o encerramento das atividades do Projeto Aral (Alimentação e Artesanato: resgate e valorização dos saberes e fazeres do meio rural), terá início às 9h30 e prossegue até às 19 horas no auditório Dacese.  

A programação prevê a realização de duas mesas-redondas e rodas de conversa que têm como objetivo trocar experiências e fazer uma avaliação final sobre o projeto, que é desenvolvido pelo núcleo local da Unitrabalho. A entidade congrega dezenas de instituições de ensino superior públicas e comunitárias e desenvolve, no âmbito de cada instituição, projetos de ensino, pesquisa e extensão visando apoiar os trabalhadores na melhoria das condições de vida.

O Projeto Aral tem como público alvo pequenos produtores de três assentamentos rurais localizados nos municípios de Santo Inácio e Itaguagé, na região Noroeste do Paraná. Com financiamento da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ele

 iniciou há um ano com o objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade aos conhecimentos tradicionais ligados a alimentação e artesanato produzidos nos assentados. Dentro dessa proposta foram realizados diversos cursos, como produção de compotas e conservas, por exemplo. Com foco também nas possibilidades de comercialização dos produtos. Além de consolidar a identidade, o trabalho e o sentimento de pertencimento no meio rural, a idéia é garantir a melhoria na qualidade de vida dessa população.

O encontro deve reunir, além dos produtores que participaram do Aral, agricultores de dois outros assentamentos, localiazados em Cruzeiro do Oeste e Peabiru. Durante o evento, os participantes terão oportunidade de trocar experiências e eventuais dificuldades enfrentadas. Com isso, a equipe responsável pelo projeto pretende saber a avaliação sobre as contribuições dadas pelo Aral e ouvir as demandas para a definição de futuros projetos.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (44) 3011- 3785 ou 3011-3893.