Neste domingo (7), a Universidade Estadual de Maringá vai abrir os portões para acolher a comunidade externa e promover uma série de atividades recreativas, esportivas, educacionais e culturais, na comemoração de um ano do Projeto Pirilampo.

As atividades serão desenvolvidas das 14 às 18 horas, no campo de futebol, ao lado do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). A programação inclui apresentação de Tai Chi Chuan, atividades circenses, capoeira, futebol, palco livre para música, feira de troca de brinquedos para crianças, educação Ambiental para todo público, Cantinho da Leitura, distribuição de pipocas e algodão doce e cama elástica e piscina de bolas. Os organizadores recomendam aos visitantes que levem garrafinha de água e repelente, além de chapéu ou boné.
O Pirilampo foi criado pelo Programa Integrado de Ação Social (Proação), da UEM, com a finalidade de fazer uma intervenção socio-comunitária na Vila Esperança. A implantação do projeto veio da necessidade de atender uma demanda da comunidade localizada no entorno da Universidade.
O Proação sugeriu ações que promovesse a formação humana, em especial das crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais, culturais, lúdicas, esportivas, musicais, artísticas, ambientais, entre outros. Embora o público prioritário seja o jovem em formação, as atividades são dirigidas a todas as faixas etárias.
O nome Pirilampo foi escolhido em votação pelos próprios moradores e traduz o significado de luz lançada para a comunidade, pela UEM, por meio do conhecimento produzido na academia e das trocas de saberes realizadas a partir deste encontro.

Projeto Pirilampo (UEM)
telefones: 3011-5846 e 9738-3927