Pesquisadora que utiliza métodos estatísticos para a investigação biomédica, em especial na área do câncer de próstata, a professora Lurdes Yoshiko Tani Inoue, da University of Washington (Universidade de Washington), nos Estados Unidos, vai ministrar um curso e proferir uma conferência na Universidade Estadual de Maringá, em agosto, por iniciativa do Programa de Pós Graduação em Bioestatística (PBE).

O curso “Bayesian Methods for Biomedical Research” ocorrerá de 1º a 3 de agosto e abordará conceitos de métodos bayesianos em pesquisas biomédicas realizados na University of Washington. Com atividades das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, será ministrado no anfiteatro Yoshiaki Fukushigue, térreo do Bloco E-90, câmpus universitário.
A professora Lurdes Inoue também fará uma conferência, no dia 4 de agosto, no mesmo local, a partir das 9 horas, sobre o tema “Ensaios Clínicos de Pesquisas sobre o Câncer, realizadas pela University Washington – EUA”.
Formada em estatística, com PhD na área, Lurdes se especializou em inferência Bayesiana (baseada nas teorias do matemático Thomas Bayes, do século 18), um método estatístico no qual o teorema de Bayes é usado para atualizar a probabilidade de uma hipótese com mais provas ou informações. A professora trabalha principalmente com pesquisa do câncer, em especial o de próstata, a segunda maior causa de morte, por câncer, de homens nos Estados Unidos.
Os dois eventos são gratuitos. Outras informações podem ser obtidas pelo site ou telefone (44) 3011-5450.