Representantes de cinco assentamentos rurais de municípios do noroeste paranaense estarão reunidos, no dia 12 de agosto, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para trocar experiências sobre um projeto da Unitrabalho voltado para a produção de alimentos agroecológicos.

O 1º Encontro dos Assentados do Noroeste do Paraná, com o tema "Produção e Comercialização de Produtos Agroecológicos”, será realizado no auditório do Dacese, a partir das 9h30, prosseguindo até às 17 horas.
O evento vai marcar o encerramento das atividades do projeto Aral (Alimentação e Artesanato: Resgate e valorização dos saberes e fazeres do meio rural), iniciadas em setembro de 2015.
A ideia é que, durante o encontro, os assentados saibam o que os demais estão produzindo e troquem relatos sobre eventuais dificuldades enfrentadas. Com isso, a equipe responsável pelo projeto pretende saber a avaliação sobre as contribuições dadas pelo Aral e ouvir as demandas para a definição de futuros projetos.
Financiado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)/Fundação Araucária, o Aral está ligado ao núcleo local da Unitrabalho na UEM.
A Unitrabalho é a Rede Nacional de Universidades que apoia os trabalhadores na sua luta por melhores condições de vida e trabalho, realizando projetos de ensino, pesquisa e extensão. A entidade nasceu há 14 anos e congrega dezenas de instituições de ensino superior públicas e comunitárias.
Na UEM, a iniciativa surgiu como Núcleo/Incubadora Unitrabalho há quase 18 anos, reunindo professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversas áreas profissionais. O intuito é produzir e difundir conhecimento, apoiando iniciativas locais para a geração de renda, na concretização das políticas de trabalho e sociais na perspectiva dos direitos e defesa da cidadania do trabalhador.
O Núcleo tem parcerias com entidades dos trabalhadores, Organizações Não Governamentais e Organismos de Estado, nacionais e internacionais, relacionadas ao Mundo do Trabalho. Em nível local, atua em parceria com o poder Público (Prefeituras Municipais da região), bem como outras Instituições públicas e privadas.

PROGRAMA

A solenidade de abertura do 1º Encontro dos Assentados do Noroeste do Paraná ocorrerá às 9h30, com a presença do vice-reitor da UEM, Julio Damasceno; da coordenadora e do vice-coordenador da Unitrabalho/UEM, Nanci Garcia e Vicente Pires; da coordenadora do Projeto Aral, Marivania de Araújo, entre outras autoridades.
A programação prevê a realização de duas mesas-redondas, rodas de conversa, além da missa com o padre Edinei Rigolim, de Cruzeiro do Sul. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (44) 3011- 3785 ou 3011-3893, com Graça ou Aline.