Termina, nesta sexta-feira (22), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o 1º Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, aberto, ontem (21), com o objetivo principal de debater os megaeventos esportivos e seus supostos legados, reunindo palestrantes de algumas das maiores universidades brasileiras.

O evento reúne em torno de 100 participantes, incluindo, na programação, além de palestras e mesas-redondas, apresentações de trabalhos.
Hoje, a partir das 13h30, os professores Allan Fernando Zardo da Silva e Jaime Carvalho de Lima, da UEM, e Lino Castellani Filho, da Universidade de Brasília (UnB), participam da mesa-redonda sobre  "Educação Física Escolar e os Megaeventos Esportivos".

Às 15h45, a professora Bárbara Schausteck de Almeida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fará a palestra de encerramento abordando o tema "Megaeventos esportivos, política e legado: o Brasil e outros casos internacionais".
Pela manhã, as professoras Andrea Luiza Alves Silveira e Andressa Peloi Bernabé, da UEM, e Bárbara Schausteck de Almeida, da UFPR, discutiram, numa mesa-redonda, o tema "Impactos locais dos megaeventos esportivos".
Ontem, após a cerimônia de abertura, no bloco E-90, o professor Lino Castellani Filho, da UNB, fez a conferência de abertura sobre "Megaeventos Esportivos e a Educação Física". À tarde, os professores Felipe Canan, da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Alisson Bertão Machado e Juliano de Souza, da UEM, participarão da mesa-redonda a respeito do tema ""O Estado brasileiro e os megaeventos esportivos – Lei Geral da Copa e gentrification".
A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, representou a Reitoria

O evento acontece justamente no ano em que o Brasil receberá o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos Rio 2016. Afinal, qual o impacto da realização dos megaeventos esportivos em um país em desenvolvimento como o Brasil? Quais os desdobramentos da realização dos megaeventos para a economia, infraestrutura, esporte e outras áreas de interesses público? Como o campo esportivo e a Educação Física são afetadas pelos megaeventos? Quais legados serão deixados para o país após a sediação dos megaeventos esportivos? Estas e outras questões nortearão os debates deste seminário.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL/UEM), com apoio da Fundação Araucária e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). A programação completa do seminário pode ser vista aqui.