O médico Amilcar Tanuri, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos maiores pesquisadores brasileiros na área de virologia e genética, fará, na próxima segunda-feira (25), às 10 horas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma palestra sobre “Zika: mais perguntas que respostas”. 

Trata-se de um vírus transmitido pelo aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015 e que já é considerado uma ameaça à saúde mundial.
A palestra de Tanuri, no auditório do bloco E-90, câmpus universtário, faz parte da programação do 6º Curso de Inverno de Biologia Celular e Molecular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), da UEM.
Tanuri tem mestrado em biofísica pela UFRJ e doutorado em genética pela mesma Universidade. Atuou no combate ao HIV/AIDS na África Sub-Saariana em Moçambique, Angola, Ruanda, Nigéria, Etiópia, Botsuana, África do Sul, Tanzânia, e RDC (Congo). Em 2005, ajudou o Governo Angolano no combate à epidemia de febre hemorrágica de Marburg.
Além desta conferência, o evento, com  apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, que prosseguirá até o dia 29 deste mês, ainda prevê outras atividades, incluindo 13 minicursos, e a palestra "Pós-graduação e a atuação profissional: relatos de experiências”, com a professora Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste). A programação completa pode ser vista no link