Numa solenidade realizada nesta terça-feira (19), no bloco K-68, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a presença do reitor Mauro Baesso e do consul honorário da Alemanha em Rolândia, Adrian Von Treuenfels, foi aberta a Escola de Inverno, um evento com parceria da Universidade de Frankfurt (Alemanha) e do Instituto Fraunhofer.

A parceria é resultado do apoio financeiro da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), Convênio TC75/2012, e da Fundação Araucária.
A Escola de Inverno é destinada aos alunos de pós-graduação de Farmácia, Química e Estatística e será ministrada por meio de cursos intensivos, a partir de hoje (19), até o próximo dia 26, com aulas no bloco E-90, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
Matthias Wacker, da Universidade de FrankfurtSegundo a professora Elza Kimura Grimshaw, do Departamento de Farmácia da UEM, uma das coordenadoras da Escola, o objetivo é discutir projetos relacionados ao desenvolvimento de medicamentos, desde o seu desenvolvimento até o uso clínico, e despertar nos alunos o olhar para a pesquisa, tendo a indústria como parceira.
As aulas serão ministradas por duas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que irão abordar a modelagem estatística aplicada a farmacocinética; por uma médica de uma empresa de pesquisa de São Paulo; e por professores da UEM e da Alemanha.
Além de Elza Grimshaw, o projeto tem a coordenação dos professores Marcos Luciano Bruschi e Andrea Diniz, também do Departamento de Farmácia da UEM; e do professor Matthias Wacker, chefe do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Frankfurt.