A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está preparando, para o final deste mês, um evento que vai discutir o empoderamento da mulher negra, com uma homenagem especial à cantora Elza Soares. Organizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), o III Colóquio Feminismo Negro: diálogos sobre o empoderamento da mulher negra será realizado de 25 a 29 de julho, sempre às 19h30, no bloco I-12, câmpus universitário.

Entende-se por empoderamento a ação social coletiva de participação em debates com o objetivo de elevar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis.No caso a ser tratado no evento, o empoderamento tem a ver com a concepção do poder das mulheres como forma de exigir igualdade de gênero e raça nos variados tipos de atividades sociais, de modo democrático e responsável, visando assegurar o direito das mulheres negras de poderem participar de debates públicos e tomar decisões importantes a seu respeito.

As inscrições para o Colóquio, com direito a certificado, devem ser feitas no e-mail neiabuem@yahoo.com.br, com investimento de 20 reais. Sem o certificado, o evento é gratuito.

A abertura, no dia 25, ocorrerá às 19h30, com a presença da cantora afro maringaense Maria Carmo Couto Costa, e, às 20 horas, terá início a mesa redonda “A mulher negra e o empreendedorismo”, com a mediação da professora Marivânia Conceição Araújo, do Departamento de Ciências Sociais da UEM.

No segundo dia, terça-feira, às 19h30, a mesa redonda abordará “Reflexões sobre o feminismo negro”, com Stéphanie Ribeiro, ativista feminista de São Paulo e a blogueira e pesquisadora Eliane Oliveira, com mediação da professora Eloísa de Souza Amaral, do Departamento de História da UEM.

No dia 27, haverá a apresentação da peça “Tempos de Cleo”, seguida de debate sobre a segregação da mulher negra nos espaços urbanos, com a professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, e a graduanda Daniara Thomaz, com mediação da Mestranda Lílian Amorim da UEM.

Dia 28, quinta-feira, às 19h30 ocorrerá a palestra com Alexandra Baldeh, consulesa da França no Brasil, jornalista e fundadora da ONG Negras Empoderadas, com a mediação da professora Marivânia Conceição Araújo.

No último dia, sexta-feira (29), será exibido o documentário sobre Elza Soares “O gingado da Nega”, seguido de debate com Laís Fialho, e mediação da professora Salete Gil Azevedo, do Departamento de Geografia da UEM.

Outras informações no Facebook Neiab UEM, no Departamento de Ciências Sociais, bloco G-34, ou pelos telefones (44)3011-4288 e (44) 91641191.