O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi eleito, na última terça-feira (12), o novo presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).
A eleição ocorreu por aclamação em reunião da entidade realizada na UEPG (Sala dos Conselhos/Bloco da Reitoria/Câmpus Uvaranas), sob a presidência do atual presidente, reitor Aldo Nelson Bona, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).
Luciano Vargas vai comandar a entidade representativa das setes universidades estaduais paranaenses no biênio 2016/2018. A diretoria executiva ainda terá, na vice-presidência, a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e na tesouraria, o reitor Antônio Carlos Aleixo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Lembrando sua trajetória como conselheiro, pró-reitor, vice-reitor e, agora, reitor da UEPG, que o destaca como um dos dirigentes com maior tempo na gestão universitária, na atual representação da Apiesp, Luciano Vargas disse que coloca seu nome à disposição da entidade. “Sei das dificuldades pelas quais passamos e a busca de soluções exige experiência e união de esforços, visando o fortalecimento das nossas instituições e do ensino superior paranaense”.
A posse da nova diretoria executiva da Apiesp está agendada para 28 de julho, na solenidade de abertura do Fórum Brasileiro de Reitores de Graduação – Forgrad Regional Sul, na UEPG. Aldo Nelson Bona comandou a Apiesp por dois mandatos (2012/2014 e 2014/2016). Em maio deste ano foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
A Apiesp foi fundada em 7 de julho de 1994 e tem sede em Curitiba. No seu estatuto, entre outras finalidades, visa congregar as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais do Paraná, no sentido de fortalecê-las como instâncias da sociedade civil, capazes de interferir na definição da política de ensino superior paranaense; e promover a união das instituições públicas estaduais de ensino superior do Paraná na defesa dos seus interesses e em benefício da sociedade e da população.