A estudante Juliana Marangoni Amarante, do 3º ano do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), orientanda do professor João Marcelo Crubellate, acaba de retornar de um período de 3 meses na Universidade de Stanford no Vale do Silício como visiting student researcher na Graduate School of Education.

O estudo da aluna busca compreender como ocorre a interação universidade-indústria, considerando as especificidades contextuais de onde estão inseridas, contribuindo assim para o aprimoramento das relações entre universidades brasileiras e indústrias locais.

Durante esse período, Juliana Amarante coletou dados para sua tese “Universities’ Entrepreneurial Turn: Comprehending Stanford and Unicamp from the Institutional Perspective” e teve a oportunidade de discutir sua pesquisa com referências como W. Richard Scott, Walter Powell, Henry Etzkowitz, Robert Verhine e Eric Bettinger, que foi seu orientador naquela universidade.