A Universidade Estadual de Maringá recebe a visita do coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná, Evandro Razzoto. Ele chegou ontem (20) e permanece na UEM durante toda a terça-feira, passando por diferentes setores como o Complexo de Centrais de Apoio a Pesquisa (Comcap), o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Durante a reunião no NIT, realizada nesta terça-feira (21) de manhã, a assessora de Inovação, professora Graciette Matioli, falou sobre a contribuição da UEM para o ecossistema de inovação de Maringá, apresentando algumas das ações realizadas pelo NIT e a integração do Núcleo com a comunidade externa.

A assessora ainda comentou sobre a forte dependência financeira da UEM com o Estado, demonstrando certa preocupação com o fato, ainda mais diante de um cenário de crise. Uma saída possível, segundo Matioli, seria o investimento em inovação e a obtenção de recursos através da transferência de tecnologia.

Compartilhando da mesma preocupação, Razzoto também defendeu a necessidade de identificar novos caminhos em busca de outras fontes de recursos. E comentou que aceitou o convite do governador Beto Richa para o cargo exatamente com a promessa de que teria liberdade para procurar formas de aproximação entre as Universidades e o mercado externo. Ele citou alguns países que podem ser usados como exemplo nessa relação, entre eles, a Coreia do Sul.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Regina Granhen Tavares, falou da urgência de o Estado adequar a Lei de Inovação ao Novo Marco Legal da CT&I, visto que o Tribunal de Contas e outros órgãos controladores adotam medidas que muitas vezes dificultam o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas e indústrias. Agradecendo a presença do coordenador, a pró-reitora destacou que encontros como esse são importantes à medida que contribuem para que as Universidades apresentem suas demandas ao Governo.

Também participaram do encontro o diretor de Pesquisa da UEM, Celso Vataru Nakamura, a assessora Jurídica do NIT, Fábia dos Santos Sacco, o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual, Angelo Marcolino Jr., e vários membros que integram o Conselho Técnico do Núcleo.

ECI - No encontro com a professora Silvana Marques de Araújo, assessora do ECI, foram discutidas as diretrizes e ações que envolvem as assessorias de cooperação internacional das instituições de ensino superior do Estado do Paraná.  Na avaliação de Silvana Araújo, a discussão coesa quanto à evolução das ações e resultados das boas práticas que vêm sendo executadas na assessoria do ECI tornou o encontro bastante frutífero. “Em especial por ter evidenciando as reais necessidades do setor, eminentemente de recursos humanos, a fim de proporcionar o desenvolvimento dos projetos de internacionalização já em desenvolvimento e aqueles em fase de preparação", disse a assessora.