O lançamento de um selo comemorativo e o descerramento de placas que registram a trajetória do curso marcaram, nesta segunda-feira (20), mais uma atividade de celebração dos 50 anos do curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Impresso pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), o selo personalizado teve o lançamento registrado por meio do descerramento de uma placa no hall do Bloco D-34, onde funciona o curso.

Afixada no corredor térreo do bloco, outra placa descerrada marca a conquista, pelo Direito da UEM, do selo de qualidade OAB Recomenda de 2016, que confere conceito de excelência às melhores escolas de ensino jurídico do País.

Uma terceira placa, próxima do Departamento de Direito Público, registra oficialmente a inauguração do bloco, construído, na década de 1980, na gestão do então reitor Paulo Roberto Pereira de Souza, presente ao evento. Uma quarta placa, afixada defronte ao D-34, marca os 50 anos do curso na instituição.

Ao assinar o selo comemorativo, a chefe do Departamento de Direito Público, Gisele Mendes Carvalho (eleita diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, CSA), disse que o sucesso do curso é uma obra de todos, alunos, professores e funcionários, indistintamente de placas. Também assinaram o reitor Mauro Baesso; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Luiz Alberto de Araújo; o ex-reitor Paulo Roberto Pereira de Souza; o coordenador do curso, Aroldo Moraes; e o gerente dos Correios em Maringá, Carlos Mariani.

O gerente falou sobre a sensação agradável de retornar ao câmpus da UEM, onde cursou os cursos de economia e administração, e de reencontrar velhos amigos, hoje professores do curso de Direito. Para ele, os alunos devem sempre encarar o curso com seriedade e destacou a conquista do selo OAB Recomenda.

Paulo Roberto recordou sua trajetória na UEM, onde começou a dar aulas em 1976, passando pela experiência como reitor de 1982 a 1986. Elogiou a seriedade e o rigor com que as atividades de celebração dos 50 anos do curso estão sendo conduzidas e lamentou a falta de reconhecimento da universidade pública pelo governo.

O reitor Mauro Baesso disse que os alunos que passaram pelo curso têm papel de protagonistas na sociedade. Na opinião dele, a luta pela garantia dos direitos civis e da definição dos conceitos de ética são alguns dos grandes desafios da profissão no País.

Baesso, que se formou em Física, em 1984, na gestão de Paulo Roberto, assinalou que os gestores da Universidade têm sempre o desafio de lutar pela universidade pública e de qualidade.

Falando sobre a discussão em torno de um modelo de universidade pública brasileira, disse que seria ideal chegarmos ao modelo das grandes universidades do mundo, em que o estudante é tratado como cidadão e convive intensamente com seus colegas de curso e professores, adquirindo o melhor aprendizado possível. Baesso desejou sucesso aos estudantes e solicitou a eles que contribuam para uma sociedade mais justa socialmente.

A solenidade reuniu também o vice-reitor Julio Damasceno; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Nilmen Salles; pró-reitores, funcionários, estudantes, ex-professores e professores do curso, incluindo os integrantes da comissão responsável pela organização das festividades dos 50 anos.