Foi inaugurado, nesta segunda-feira (30), o Museu de Geologia, ligado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Com um acervo que compreende expressiva coleção de minerais puros, de rochas e de amostras paleontológicas de grande valor científico, o Museu funciona no Bloco J-01, no câmpus sede da UEM.

Solenidade de inauguração foi realizada pouco antes da abertura da Semana de Geografia, integrando as atividades do evento

Segundo o professor Sérgio Luiz Thomas, a história deste espaço começou a ser escrita anos atrás, quando ele trocou o trabalho no Laboratório de Micropaleontologia da Petrobrás, pela docência na UEM. Na ocasião, trouxe no carro caixas e caixas de fósseis, que ficaram acomodados em armários no Departamento. Na sequência, a Universidade adquiria coleções de rochas que incrementariam o projeto do Museu, juntamente com minerais doados por embaixadas do Canadá, Espanha, México, Marrocos e Chile. Além de amostras de minerais colhidas em viagens de professores do Departamento.

Entre o material há algumas raridades como o meteorito de R$ 1,2 kg que caiu em Iguaraçu em 1977. Segundo o professor, a peça foi analisada por pesquisadores da Nova Zelândia e Canadá, com registros em publicações científicas internacionais.

Iphan - Com todo o acerto reunido e catalogado, em 1993, o professor Sérgio Thomas formalizou a criação do Museu de Geologia da UEM no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, passou a constar no anuário do Instituto. Mas ainda faltava um espaço próprio e os materiais ficavam alocados pelo corredor e em uma das salas do DGE. Há cerca de um ano o Bloco J-01 foi desocupado para dar lugar ao Museu, o que só ocorreu após algumas reformas. O local inclui um salão de exposições, uma sala de aula e outra de triagem.

A visitação está aberta, especialmente para escolas de ensino fundamental e médio. Outras informações pelo fone 44 3011-4290.