O Museu da Bacia do Paraná (MBP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove, a partir do dia 30 deste mês, a exposição Paisagens Culturais e Populações: as fronteiras entre a informação e o entretenimento no Norte do Paraná (1950-2010).

A exposição poderá ser visitada até 30 de julho, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). Segundo a professora Sandra Pelegrini, curadora da mostra, o objetivo é proporcionar o contato direto dos visitantes com elementos da cultura material, impressa em cartas manuscritas e equipamentos de radiodifusão, imprensa, televisão, telefonia fixa ou móvel usados nos últimos sessenta anos.

É uma oportunidade para que crianças que nasceram na era digital conheçam antigos artefatos usados para a comunicação como máquinas de datilografia, equipamentos de stencil e aparelhos de telex, por exemplo. A proposta é que a percepção do desenvolvimento dos meios de comunicação provoque reflexões acerca das mudanças nas práticas costumeiras da sociedade local.

A mostra integra as atividades da 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Nessa edição, 1.236 museus de todo o país participam da iniciativa. A atividade do MBP é uma delas. Vale destacar que todos os artefatos são pertencentes ao acervo do MBP.