Victor Hugo Nagahama, da Estats, e Mateus Felini, da Congeojr: projeto em parceira

Fazer o mapeamento da violência na região de Maringá, sobretudo na UEM e entorno. Essa é a proposta do projeto Maringá Segura, que tem como objetivo verificar as ocorrências ou tentativas de assalto, furto e abuso sexual. A novidade é que o levantamento é feito por meio de contribuições anônimas. Sempre que houver uma ocorrência ou tentativa de crime, qualquer pessoa, inclusive a própria vítima, pode fazer o registro através de um formulário disponível neste link

O Maringá Segura é resultado de uma parceria entre as empresas juniores Estats Consultoria e Congeojr, ligadas, respectivamente, aos cursos de Estatística e Geografia da UEM. Victor Hugo Nagahama, acadêmico do curso de Estatística e diretor de projetos da Estats, explica que além de traçar o perfil da vítima, o questionário busca informações quanto ao local e horário do crime, abrindo espaço também para opiniões sobre a segurança no câmpus da UEM.

O projeto é novo, o endereço eletrônico está no ar há pouco mais de três semanas. Ainda assim, já conta com boa participação da população local, especialmente entre os universitários que acabam conhecendo a proposta pelas redes sociais. De acordo com Mateus Felini, graduando em Geografia e diretor de projetos da Congeojr, nesta etapa o foco é a coleta dos dados. Na sequência, as informações serão analisadas a partir de um software específico e com base em referências estatísticas. A expectativa, segundo ele, é que até meados de junho possa sair o primeiro levantamento, contudo o resultado final, ou seja, o mapeamento, será divulgado só em outubro, apontando quais são os lugares e horários de maior incidência de crimes na cidade, assim como quem são os maiores alvos dos criminosos.

“As informações serão disponibilizadas para a população e também para as autoridades locais”, anuncia Nagahama. Tanto ele quanto Felini esperam que esse trabalho possa contribuir para que ações preventivas possam ser tomadas, diminuindo assim as estatísticas de crimes.

banner mec fixo portaria 879 2022