A professora Dulcinéia Ester Pagani Gianotto, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, é uma das organizadoras do livro Aulas Experimentais em Biologia – Guia pedagógico para o trabalho com o conhecimento científico na educação básica, publicado pela Editora Massoni.

O guia é resultante do projeto Renovando a Prática no Ensino de Biologia: alternativas pedagógicas para o ensino de Citologia e Biologia, aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e coordenado pela professora Marion Machado (DBI).

Para a produção do livro foram selecionadas práticas conhecidas na literatura da área, organizadas em aulas experimentais com os diversos conteúdos da Biologia para que o professor das diferentes séries do ensino médio possa escolher aquelas que melhor se encaixem na realidade local, com liberdade para fazer as adaptações que julgar necessárias.

Destacando que as aulas experimentais ajudam na formação científica, além de possibilitar o aprimoramento do raciocínio e habilidades do estudante, a organizadora frisa que o conteúdo do guia constitui uma ferramenta útil para os professores que queiram ultrapassar as limitações que o livro didático oferece, motivando a participação dos estudantes.

O guia foi construído com a participação de onze autores, entre os quais três pós-graduandos em Biologia e em Ensino de Ciências, dois docentes e seis bolsistas do Universidade Sem Fronteiras. Um dos bolsistas, Vinícius Colussi Bastos, participa na organização do livro junto com Dulcinéia Gianotto.

Com 500 exemplares publicados, a obra tem distribuição gratuita e quem tiver interesse em receber um exemplar pode entrar em contato pelos telefones 44 3011-4668 ou 3011-4724.

Sobre a autora – Dulcinéia Gianotto é professora do Departamento de Biologia da UEM e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação para o Ensino da Ciência e da Matemática e coordenadora do curso de Ciências Biológicas a Distância.  Graduou-se em Ciências Físicas e Biológicas pela UEM, obteve o título de mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista e o de doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp).

Tem vários artigos publicados em periódicos e inúmeros capítulos em livros. Além disso, é autora de outras duas obras: Formação Docente e Instrumentalização para o Ensino de Biologia (2013) e Formação Docente e Instrumentalização para o Ensino de Ciências (2012). Ambas foram publicadas pela Eduem, a Editora da UEM, e são voltadas para o ensino de educação a distância.