Oscar e Jesui, professores do Departamento de Química da UEM

Interessados em saber mais informações sobre as propriedades de uma das plantas mais conhecidas no Brasil, pelo benefício decorrente de seu potencial como alimento e, especialmente, sobre o óleo dela extraído, têm, agora, à disposição, um livro escrito pelos professores Jesui Vergílio Visentainer e Oscar de Oliveira Santos Junior, do Departamento de Química (DQI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

No livro "Canola - a Química Analítica do Processamento aos Compostos Bioativos", os autores fazem o contraponto às teses, muitas vezes sem fundamentação científica, de que a canola provoca possíveis malefícios à saúde.
Lançada pela Editora Appris, de Curitiba, a obra busca uma abordagem baseada em pesquisas científicas. Dividido em quatro capítulos, o livro aborda a origem e o cultivo da canola no Brasil; processamento, extração, refino e qualidade do óleo; bioativos (antioxidantes) e componentes antinutricionais; e a composição e análise de ácidos graxos e fitoesteróis na canola.
Além dos professores, a publicação tem a participação dos químicos Thiago Claus, Polyana França Biondo e Paula Fernandes Montanher; e da engenheira de alimentos Maria Eugênia Petenucci.
O livro foi lançado, no final de 2015, no Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (Slaca), realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reunindo pesquisadores de várias partes do mundo.