Quase 300 professores de 25 municípios lotaram o auditório do bloco I-12, câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no último sábado (30), e começaram a receber, para o ano letivo de 2016, a capacitação por meio do “1º Curso de Formação Continuada do Feipar: educação infantil em debate”, promovido pela UEM e o Fórum da Educação Infantil do Paraná (Feipar)/região noroeste.

Ao longo do curso, que se estenderá até novembro deste ano, os participantes receberão instruções por meio de temas e estudos abordando a história, as políticas, a prática e organização pedagógica da educação infantil, o desenvolvimento infantil e a identidade do professor desta primeira etapa da educação básica.
Estiveram presentes, na abertura, professores dos municípios de Ângulo, Atalaia, Bom Sucesso, Doutor Camargo, Campo Mourão, Cianorte, Floraí, Floresta, Flórida, Goioerê, Iguaraçu, Iguatemi, Itaguajé, Itambé, Lobato, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, São Jorge do Ivaí e Sarandi.
Ao todo, participaram do início das atividades 264 pessoas, sendo 234 professores da educação infantil e 30 estudantes de pedagogia da UEM. A palestra de abertura foi proferida pela professora Silvana Tuleski, do Departamento de Psicologia, que apresentou análises e discussões sobre "A especificidade do desenvolvimento infantil: implicações para o trabalho educativo da criança".
A realização do curso nasceu da preocupação de professores da UEM e de pessoas atuantes e integrantes do Feipar com a política educacional, organização pedagógica e a qualidade da educação infantil na região do noroeste do Paraná. Eles entenderam que a formação continuada de professores, a ser realizada pela Universidade, seria a melhor proposta para a atual conjuntura política e educacional em nossa região.
O curso conta com o apoio do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da UEM, juntamente com gestores das secretarias municipais de educação da região noroeste, acadêmicos do curso de Pedagogia e mestrandos e doutorandos do PPE.
Proponente do evento, o Feipar/região noroeste foi criado no dia 6 de agosto de 2015 nas dependências da UEM. O Fórum integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), composto por 26 fóruns estaduais de educação Infantil e um fórum de educação Infantil no Distrito Federal.