Com a apresentação de duas peças teatrais no período da tarde, a partir das 15 horas, no Teatro Universitário (TUM), e intervenções culturais com o Grupo Fogança, a partir das 20 horas, no câmpus universitário, prossegue, nesta quarta-feira (13), a Calourada 2016 da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com uma programação que vai até o dia 18 de maio, o evento, denominado oficialmente de Semana Integração, prevê, também outras ações, como workshops; testagem rápida de DST (HIV/Aids, sífilis e hepatite); trilha ecológica; apresentações de skate, dança e rap; além de atividades promovidas pelos centros acadêmicos e grupos PET (Programa de Educação Tutorial) de cada curso. Também haverá atividades preparadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a partir de 26 de abril, com o objetivo de proporcionar aos calouros a ampliação de conhecimentos sobre alguns temas atuais, como LGBT fobia, crise dos refugiados e cotas raciais.

Além disso, a Semana de Integração se estenderá aos câmpus regionais: dia 18, no Câmpus Regional do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha; dia 19 em Cianorte; dia 25 em Goioerê; dia 26 em Umuarama (à tarde, Fazenda; e à noite, no Centro de Tecnologia); e 27, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã.

A Semana de Integração é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), Assessoria de Comunicação Social (ASC), Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Núcleo de Empresas Juniores (NEJ), Proação, Comitê Ambiental da UEM e Diretoria dos Câmpus Regionais.

O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, é aberto ao público em geral. Quem quiser obter certificado de participação nas atividades precisa inscrever-se no site da Diretoria de Extensão. A programação completa pode ser vista no site http://www.uem.br/calourada/