A Universidade Estadual de Maringá coloca mais 1.275 novos profissionais no mercado nesta semana. Realiza, na quinta e na sexta-feira, a partir das 19 horas, na Arena Coberta do Parque de Exposições de Maringá, as cerimônias de colação de grau de alunos dos cursos de graduação do câmpus sede.

Na quinta-feira, 14, serão 695 formandos dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Química, Matemática, Física, Estatística, Odontologia, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina, Letras, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, Secretariado Executivo Trilíngue, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios, História EAD (Polos de Assaí, Astorga, Diamante do Norte e Letras EAD. Os formandos terão como paraninfo o professor Basílio Bacarin, juramentista Dayane Pagotto e como oradora Heloíse Martins Machado.

Bacarin, professor aposentado da UEM, ajudou a criar diversos cursos na Instituição. Foi vereador e secretário municipal em Maringá. Atuou em defesa da UEM e da profissão de farmacêutico.

Na sexta-feira, dia 15, será a vez dos 580 formandos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Tecnologia em Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Ciência da Computação, Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Administração Pública EAD. Os formandos terão como paraninfo Rogério Marchiosi, como juramentista Wendel Felipe Rodrigues e como orador Luigi Martins Soncin.

Marchiosi, de ajudante de pedreiro a professor da UEM, construiu sua trajetória com esforço. Nesse intervalo, foi pedreiro e aluno aplicado. Cursou Bioquímica e realizou mestrado e doutorado.

Neste ano, foram 2.440 novos profissionais, distribuídos da seguinte foram: 82 no Câmpus de Cianorte, 15 em Cidade Gaúcha, 47 em Goioerê, 64 em Ivaiporã, 137 em Umuarama, 1.275 em Maringá, além de 820 que participaram de colação antecipada.