Com o pronunciamento do reitor Mauro Baesso, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu, oficialmente, nesta segunda-feira (11), no auditório do Dacese (bloco 125), a programação de recepção aos novos alunos da instituição.

Baesso disse que era uma alegria para a Universidade receber os calouros. "É uma nova fase na vida de vocês", afirmou, ressaltando que os estudantes ingressaram na UEM por mérito."Estamos falando de uma das melhores universidades públicas do País, uma instituição de excelência", destacou Baesso. Ele conclamou os calouros a se envolverem com a UEM, vivenciando o dia a dia da instituição.

Uma das maneiras de se envolver, segundo o reitor, é se tornar um bolsista, desenvolvendo diversas atividades. Baesso salientou que o Brasil e a França são alguns dos poucos países mundiais, com mais de 50 milhões de habitantes, a manter o sistema de ensino superior público.

Mostrando dados preparados para a solenidade, citou que a UEM possui cerca de 19 mil alunos de graduação, dos quais em torno de 4 mil a distância.
Destacou ainda o fato de os novos estudantes fazerem parte dos 16% de jovens brasileiros de 18 a 24 anos matriculados num curso de nível superior.
Outra informação importante dada por ele é que a UEM é a quinta universidade pública estadual brasileira com a pós-graduação mais consolidada.
Mauro Baesso fala aos calouros da UEM

Por tudo isso, o reitor solicitou aos calouros a não abandonarem seus cursos. Uma das maneiras de evitar a desistência, causada em parte pelo mau desempenho na graduação, é estudar antes das provas. Em caso de necessitar de ajuda, o estudante, lembrou Baesso, tem à disposição atividade de reforço por meio do Programa de Integração Estudantil da UEM (Prointe), com aulas ministradas por acadêmicos preceptores, orientados por professores coordenadores de cada uma das áreas, a acadêmicos da graduação e pós-graduação, técnicos e docentes da UEM, além de membros da comunidade externa.

Baesso também esclareceu que a missão da UEM é, além de capacitar profissionais, formar cidadãos, que sejam competentes e éticos em suas áreas de atuação e que devolvam à sociedade aquilo que ela espera destes profissionais.

O reitor falou da reabertura do Restaurante Universitário, que, a partir de hoje, servirá duas refeições diárias: almoço e jantar. A expectativa é atender entre 1,8 e 3 mil usuários, quase 95% formados por alunos. Ele ainda pediu para os calouros não se sujeitarem ao trote nas ruas, devido à exposição arriscada e ao fato de, ao pedirem dinheiro, causarem constrangimento aos motoristas.

Conforme o reitor, o recomendável é aproveitar a programação preparada pela UEM, incluindo diversas atividades culturais.

A mesma cerimônia de recepção aos calouros ocorrerá, à noite, a partir das 19h30, também no Dacese (bloco 125). As pró-reitoras de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Tavares; além da diretora de Ensino de Graduação, Solange Yaegashi e a diretora de Extensão, Erica Piovam de Ulhôa Cintra, também participaram da solenidade na manhã desta segunda-feira.

A Semana de Integração: Calourada 2016 prosseguirá até o dia 18 de maio.  A Diretoria de Extensão da UEM (DEX) informa que as inscrições para o evento devem ser feitas por meio do link http://www.dex.uem.br/calourada-2016.

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, a Semana é aberta ao público em geral e contará com uma novidade: a inscrição como ouvinte e a posterior certificação on line das atividades constantes da programação divulgada. A programação completa pode ser vista no site http://www.uem.br/calourada/