Na sexta-feira, dia 8, a UEM realizou a solenidade de formatura de 82 alunos de Cianorte dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Design e Moda. A cerimônia marcou também uma conquista especial de Jéssica de Paiva Gonçalves, do curso de Pedagogia. Ela recebeu a láurea acadêmica, uma distinção concedida ao acadêmico que conclui o curso com, pelo menos, dois terços de todas as disciplinas com nota igual ou superior a nove.

Os formandos tiveram como paraninfa geral a professora Kellen Silva Moreira Fernandes, juramentista Carolina Britto e oradora geral Aline Altrão Pereira Santos. Em sua fala, Fernandes comentou sobre as reflexões do trabalho desenvolvido no câmpus de Cianorte que faz dele um lugar especial, especialmente referente à estrutura material necessária para o melhor desempenho dos alunos e a busca da excelência como meta.

A paraninfa cita duas particularidades que têm reflexos positivos no ensino e na aprendizagem dos que frequentam o câmpus: a integração e a interação entre os cursos. Fernandes sugeriu aos novos profissionais que levassem consigo esta integração, a postura positiva, a luta por eficiência, mesmo diante de dificuldades, em quaisquer dos caminhos que pretendam seguir, que isso é uma herança rica desta Universidade. Aconselhou também que lutassem para não deixarem que eventuais dificuldades que a vida impõe os tirassem do rumo da renovação pessoal diária, imprescindível para que alcancem seus objetivos.

Comentando sobre a felicidade que o momento representava, a oradora Aline Santos citou os momentos passados na Universidade com os colegas e professores, agradeceu os pais e conjecturou sobre o futuro. Destacou que eram exemplos para aqueles que estão iniciando as atividades acadêmicas, para aqueles que desejam um dia a mesma profissão que a deles e para as pessoas que os assistiam. Finalizou parabenizando os colegas e ressaltando que “nós vencemos, e vamos continuar a vencer!”.

O reitor Mauro Baesso falou sobre o ciclo em andamento: os profissionais que estavam se formando naquele dia e os novos alunos chegando na segunda-feira, dia 11, à UEM, uma das melhores universidades do País. Baesso salientou a importância de continuar a estudar, especialmente em uma sociedade repleta de desafios. Informou que o sistema público de universidade é responsável por quase 90% do conhecimento científico produzido no Brasil e que a UEM está nele.

Baesso disse que a UEM é uma universidade pública, mantida e financiada pela sociedade, com o compromisso de devolver à sociedade o conhecimento, em seu benefício e sempre com ética. Conclamou os presentes a mudarem a sociedade, seu Estado, o País. Destacou, ainda, que a UEM é uma universidade regional, mas com padrão internacional. Orientou os novos profissionais a exercerem a profissão com ética, pensando em uma sociedade melhor. Finalizando a série de formaturas, os acadêmicos dos cursos de Maringá colam grau nesta semana, nos dias 14 e 15, no Parque de Exposição.