A UEM realizou, nesta quinta-feira à noite, dia 7, a solenidade de colação de grau dos alunos de graduação do Câmpus Regional de Umuarama. Foram 137 formandos que passam a integrar o rol de 64.406 graduados pela UEM, distribuídos entre os cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção, Tecnologia em Meio Ambiente, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, História EAD e Administração Pública EAD. Este ano, foi a formatura da primeira turma de Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental de Umuarama.

Coordenada pelo reitor Mauro Baesso, a cerimônia contou com autoridades locais, regionais e da UEM. Os formandos tiveram como paraninfo o professor Leandro Vanalli (UEM); juramentista Claudinei de Melo e orador geral André Felipe Ritt. Em seu discurso, Vanalli destacou que os formandos estavam entrando no seleto grupo de 1% da população mundial que possui graduação em curso superior. Lembrou que, o Brasil está na 38ª posição entre 40 nações no quesito educação superior. “Somente 11% da população entre 25 e 64 anos atingiram esse patamar educacional, quando o recomendável é, ao menos, 31,2%”.

O paraninfo aproveitou para aconselhar os formandos a amarem seus ofícios, a terem ânimo, a não serem excessivamente competitivos, a buscarem a perfeição com consciência de que não serão perfeitos e a valorizarem quem está por perto.

Já André Ritt iniciou sua fala lembrando que “o dia de hoje começou quando éramos crianças, com aquele velha pergunta que nossos pais nos faziam: o que você vai ser quando crescer? A vida foi nos dando escolhas, nos mostrando caminhos, e cada um foi seguindo o caminho que o levasse até o seu sonho... Muitos saíram de casa ainda crianças, e hoje, estão saindo daqui adultos... formados, aptos para exercer a profissão que, dia após dia, era cada vez mais concretizada, não somente uma profissão, mas um sonho a ser alcançado”. Ritt finalizou seu discurso dizendo acreditar que teriam inúmeras portas abertas para serem alcançadas.

O reitor Mauro Baesso ressaltou que uma sociedade livre e soberana é aquela cuja população tem conhecimento e que tem um caminho a trilhar no mundo do conhecimento. Lembrou que a economia flutua, mas o conhecimento ninguém retira e é um aliado para enfrentar os desafios e as crises. Orientou os novos graduados a utilizarem o conhecimento, adquirido na graduação, com ética e competência em benefício da sociedade.

Baesso citou que a UEM é uma Universidade de excelência, reconhecida em rankings como uma das melhores do País. Comentando que a UEM ainda é jovem, ressaltou que é preciso olhar para ela com carinho para que seja cada vez melhor e permaneça para próximas gerações. Ainda em sua fala, destacou que o meio ambiente é um caminho seguro do futuro, rumo a ações que construam sustentabilidade.

Nesta sexta-feira, dia 8, a partir das19 horas, a solenidade será no Ginásio de Esportes Tancredo Neves de Cianorte, tendo como paraninfa geral a professora Kellen Silva Moreira Fernandes, juramentista Carolina Britto e oradora geral Aline Altrão Pereira Santos. Colarão grau alunos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Design e Moda. Finalizando a série de formaturas, os acadêmicos dos cursos de Maringá colam grau nos dias 14 e 15 deste mês, no Parque de Exposição.