A sessão solene de colação de grau dos formandos do curso de Engenharia Agrícola do Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha reuniu cerca de cem pessoas, entre formandos, familiares e autoridades. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, dia 6, no Centro Cultural Olga Deucher Tormena com a entrega de 15 diplomas.

O pequeno número de formandos possibilitou que a cerimônia ganhasse um clima próprio e aconchegante, com momentos de genuína emoção. Como o que os formandos saíram de suas poltronas para entregar flores aos respectivos pais, que nesse momento estavam em pé na plateia. Uma justa homenagem para quem teve efetiva participação na caminhada desses jovens e, por isso, compartilham os méritos da conquista do diploma em uma Universidade pública de qualidade como a UEM.

lávio Valério, 28 anos, que escolheu a docência em um colégio agropecuárioAlguns dos neograduandos também comemoraram o fato de já sair da Universidade com a garantia de emprego. É o caso de Michel Kihara, 25 anos, que vai trabalhar como diretor de estrada e rodagem na Prefeitura de Guaira, atuando na área de pavimentação rural. Ou de Flávio Valério, 28 anos, que escolheu a docência em um colégio agropecuário.

Destacando que o Brasil é um “global player” na área das ciências agrárias, o reitor Mauro Baesso enfatizou que muitas pesquisas realizadas no âmbito das universidades brasileiras estão colocando o País na fronteira do conhecimento.  Dentro deste cenário, a escolha pelo curso de Engenharia Agrícola pode representar uma oportunidade de avanço científico e tecnológico, criando novos conhecimentos que respondam aos desafios sociais e econômicos do país.

Paraninfo recebe placa comemorativa

O paraninfo geral dos formandos, professor Marcelo Alessandro Araújo, recomendou que os novos engenheiros agrícolas exerçam a profissão sem perder de vista o cuidado com o ambiente, produzindo alimentos ou combustíveis buscando soluções sustentáveis. E citou versos de uma música do compositor Almir Sater (“boa terra, velha esfera, que nos leva aonde for. Pro futuro, quem nos dera, que te dessem mais valor”), reforçando essa ideia.

O prefeito do município, Alexandre Lucena, uma das autoridades presentes na cerimônia, destacou que a história de Cidade Gaúcha se divide entre antes e depois da UEM. Lembrou que o curso de Engenharia Agrícola foi implantado há 14 anos e que na época contou com apoio de toda a comunidade local.

A juramentista da turma foi Jésmila Ingridy Bueno. E Mariely Vanessa Miyashi foi a oradora geral dos neograduados.