Experimentos com material de baixo custo têm demonstrado conceitos de Física Moderna e Contemporânea em curso ministrado na UEM. A intenção é que eles possam ser reproduzidos no ensino médio. Os mais de 70 inscritos estão tendo acesso a experimentos como difração do espectro de lâmpada de mercúrio e de supercondutividade, por exemplo. Nesta quarta-feira, dia 6, no período da manhã e da tarde, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), alunos da rede estadual também poderão vislumbrar um pouco desse cenário.  

Denominado Introdução à Física Moderna e à Física de Partículas Elementares: aplicações ao ensino médio, está sendo realizado de 4 a 15 deste mês, com conteúdos teóricos e práticos. A maioria dos inscritos é formada por professores do ensino médio de Maringá e região. O curso, gratuito, conta com a participação do físico nuclear Helio Takai, que está ministrando e coordenando as aulas. Takai se dedica à pesquisa sobre partículas elementares há quase 30 anos no Laboratório Nacional de Brookhaven, em New York, nos Estados Unidos.  

O curso introduz conceitos de uma física contemporânea e atual discutindo o assunto do ponto de vista teórico, utilizando câmara de nuvens (matéria divulgada em 1º de abril) para a detecção de raios cósmicos, e vários materiais lúdicos. Além das aulas teóricas e práticas, estão previstos apresentação de trabalhos dos alunos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física; apresentação do curso com a mostra Não é mágica, é Física, aberta a todos os participantes e comunidade externa; e encerramento com os trabalhos do alunos do Pibid sobre as atividades Robótica e Mudi.  

A solenidade de abertura contou com a palestra A Física dos Quarks e a Epistemologia, apresentada pelo professor Marco Antonio Moreira (UFRGS), coordenador da Rede Nacional de Mestrados Profissionais em Ensino de Física (MNPEF-SBF/CAPES), seguida da palestra Reflexões sobre a Educação (O Ponto de Vista de um Físico), ministrada por Takai. Paralelamente ao evento ocorreu o Colóquio de Integração do MNPEF/UEM, com a apresentação dos projetos de mestrado em desenvolvimento.  

Promovido pelo Mestrado Profissional em Ensino de Física da UEM, os certificados de participação serão fornecidos pelo Departamento de Física da UEM. Outras informações pelo fone 3011-5900 ou e-mail mnpef_uem@dfi.uem.br.