Foto da acadêmica Leila Antoniassi

Neste domingo, 13 de março, os artesãos indígenas Kaingang participam da primeira Feira de Troca, que será realizada no cruzamento das avenidas São Paulo e XV de Novembro, próximo ao Parque do Ingá, em Maringá. A Feria começa às 10 horas e durante todo o dia será possível trocar trabalhos artesanais por alimentos não perecíveis.

As oficinas ocorrem todas as quartas-feiras, das 9 às 11h30, no Centro Cultural Indígena da Assindi (Associação Indigenista), sob coordenação da artista plástica Sheila de Souza, professora do curso de Artes Visuais da UEM. Além dos alunos do curso, as atividades contam com a participação de acadêmicos de Pedagogia, Psicologia e Comunicação e Multimeios. Segundo a professora, a ideia é apresentar outras formas de produção artesanal da arte indígena, no sentido de diversificar os produtos confeccionados atualmente.

Foto da acadêmica Leila Antoniassi

Sobre a Feira, a coordenadora diz que “será uma oportunidade para que a população prestigie e valorize o artesanato da população indígena acolhida pela Assindi”, lembrando que o sistema de troca será baseado no preço das mercadorias de cada parte. “Além de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis também serão aceitas”, destaca ela, lembrando que a Feira segue até às18 horas e que contará com a participação dos estudantes ligados ao projeto.

E nem só de troca será feita essa Feira. Se preferirem, os visitantes também poderão optar pela compra das peças.

Projeto de extensão - As oficinas na Assindi iniciaram em 2013, então como um projeto de extensão. Segundo a coordenadora, o projeto será retomado formalmente em abril, a partir do início do ano letivo da UEM. Mas em razão da realização da Feira de Trocas, os trabalhos com os artesãos Kaingang foram retomados há cerca de três semanas.

No momento, a Assindi recebe uma quantidade muito grande de famílias Kaingang. “São mais de cem crianças e cerca de 70 adultos, que viajam por várias cidades do Paraná vendendo peças de cestaria por uma necessidade básica de sobrevivência”, explica a professora da UEM, com a expectativa de que a Feira de Troca tenha uma boa aceitação e resultado positivo para essa população.

Os interessados podem fazer contato com a Assindi: fone (44) 3224 4308.