Pedro Silva ministra a aula magna

A metodologia estatística é importante não apenas para a obtenção de informações com qualidade, mas para a tomada de decisões com segurança. Esta foi uma das tônicas da conferência do professor Pedro Luis do Nascimento Silva, pesquisador do Cense/IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ao proferir, hoje (4), a aula magna da 4ª turma do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na conferência, Silva, que atualmente ocupa a presidência do International Statistical Institute (ISI), ressaltou, entre outras coisas, a relevância de se ter dados de qualidade, método estatístico e de pessoas preparadas para atuar na área. O tema da aula foi "Metodologia Estatística: Pilar para Qualidade".
Ao dar as boas vindas a Pedro Silva e aos participantes do evento, a coordenadora do PBE, Isolde Previdelli, agradeceu aos parceiros do Programa de Pós-Graduação, aos alunos do mestrado e aos professores.
Isolde, coordenadora do PBE

Destacou o fato de Pedro Silva ser, pela primeira vez, um brasileiro à frente do ISI. A coordenadora também afirmou que a interdisciplinaridade é uma característica cada vez maior no mestrado em Bioestatística. Ainda segundo ela, os números mostram o interesse sempre crescente pelo mestrado. Disse que a qualidade e a gratuidade são os pilares do curso.
Alunos e professores prestigiaram o evento

Para o diretor do Centro de Ciências Exatas da UEM, Cícero Lopes Frota, o PBE é um programa fortalecido, que a cada dia demonstra seu potencial e a capacidade de integração com outros setores da Universidade.
Frota, que deixa a direção do CCE em maio deste ano, lembrou que apoiou o PBE em seu início e viu o quanto ele cresceu. De acordo com ele, o Programa abre as portas do Centro para a comunidade em geral.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Tavares, que representou o reitor Mauro Baesso, salientou que o PBE está em franco crescimento apesar das dificuldades enfrentadas pelas universidades brasileiras, em especial as públicas paranaenses.
Célia desejou que o Programa se amplie e se consolide, criando o doutorado. A estatística, conforme a pró-reitora, está presente em todas as áreas do conhecimento.
O evento contou, ainda, com a presença da chefe do Departamento de Estatística, Terezinha Guedes; do coordenador do curso de Estatística, Vanderly Janeiro; e do diretor-adjunto do CCE, Cláudio de Oliveira.