O Projeto Tabagismo da UEM abre novas turmas para atendimento a fumantes que desejam se liberar do vício. Um dos coordenadores, o professor Celso Conegero, comenta que é difícil parar de fumar e ressalta a importância de grupos de apoio como os oferecidos pela UEM no sucesso da libertação do cigarro. Cita que somente 3% conseguem parar de fumar sozinhos.

Os grupos de apoio seguem a metodologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca), trabalhando os motivos pelos quais a pessoa fuma e a razão da dificuldade de deixar o vício. Além disso, são repassadas técnicas de apoio para parar de fumar e estratégias para permanecer longe do cigarro. São informadas ainda as armadilhas para ex-fumantes, que vão de aspectos emocionais extremos – da alegria à tristeza -, por exemplo, até problemas no trabalho, na casa ou outros.

A equipe de trabalho, também coordenada por Maria Lúcia Dantas, é constituída por psicólogo, médico, assistente social, nutricionista e dentista. Dependendo da avaliação da equipe, se houver necessidade, o participante do projeto poderá receber gratuitamente medicamento para auxiliar no enfrentamento dos sintomas de abstinência da nicotina.

Cada turma é formada por 15 pessoas. Uma será às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 10 horas, e a outra, às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. Os interessados devem ligar para o Ambulatório Médico e de Enfermagem, fone 30114266.