As startups serão destaques na UEM em dezembro no evento StartUp.U. Durante os dias 10 e 11, serão apresentados cases de sucesso e palestras sobre o tema. A solenidade de abertura, que será conduzida pelo professor Marcelo Farid, do Departamento de Economia da UEM e da Incubadora Tecnológica de Maringá, está marcada para dia 10 de dezembro, a partir das 13h45, no anfiteatro do Bloco B-33 (CAE/PDE).

Farid explica que a essência do tema do evento é incentivar as pessoas a montarem seu próprio negócio. Diz ainda que as startups são uma nova modalidade de empreendimento que vêm revolucionando o universo empresarial. “Unindo ideias respeitáveis e escaláveis em um contexto de incerteza, essas novas “empresas” chamam a atenção do público inovador, principalmente nos meios universitários”.

Serão discutidos temas como Modelagem de Negócios, Prototipagem, O que é Design, Ecossistema e apresentados quatro cases. Os cases serão de ex-alunos que já estão no mercado com suas empresas e, dos quais, alguns passaram por concursos de startups.

Farid cita que o ambiente universitário é propício ao surgimento e disseminação de ideias e pesquisas inovadoras que podem se tornar produtos e serviços que chegam à sociedade. Comenta também que o evento vai criar um ambiente para transformação de conhecimento em negócio e em novas oportunidades para alunos, como é muito comum em países europeus e escandinavos.

O I StartUp.U é promovido pela UEM, por meio da Reitoria e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Programa Bom Negócio Paraná, Incubadora Tecnológica de Maringá, Centro de Inovação de Maringá, Sebrae e Senai. Podem se inscrever universitários e a comunidade externa. As inscrições devem ser feitas on-line no link http://goo.gl/forms/o61xChQN4h. Como a demanda deve ser grande, os inscritos devem chegar cedo ao evento e confirmar sua presença; caso contrário, os que estiverem em lista de espera serão automaticamente inseridos.